Um dos momentos mais importantes na infância são os aniversários. As crianças adoram as festas, sejam as suas próprias ou as dos amiguinhos. Para os pais e familiares, celebrar a data também é gratificante e serve como um momento para guardar boas lembranças.
Entretanto, organizar uma festa nem sempre é fácil e pode trazer dor de cabeça. Para te ajudar nessa missão, preparamos um texto com algumas dicas de como fazer festa infantil. Acompanhe!
Organize com antecedência
A primeira dica de como fazer festa infantil sem se estressar muito, é começar a organização com bastante antecedência. O ideal é que você entregue os convites pelo menos três semanas antes de ela ocorrer.
Para isso, você deve definir questões como tema, orçamento e fornecedores cerca de um mês antes da festa. Assim, você evita algumas dores de cabeça que deixar tudo para a última hora pode causar, como ficar sem aquele prestador de serviço que você tanto queria porque ele já está com a agenda cheia.
Terceirize os serviços
Sabemos que muitas vezes o orçamento é limitado e a saída é optar pelo “faça você mesmo”. Mas, se tiver disponibilidade de dinheiro para terceirizar os serviços, essa é a melhor opção.
Assim, você não se estressa antes da festa e muito menos no dia. Afinal, ninguém quer estar cansado no dia do aniversário do filho porque passou horas montando a decoração do salão, não é?
Se tiver como, contrate pessoas competentes para fazer as comidas, decorar o local, servir os convidados, fotografar e quaisquer outras coisas que uma festa infantil demande. Se não for possível, comece fazendo as que você tem mais domínio.
Ofereça comidas variadas
É muito importante lembrar que na festa você terá convidados adultos e crianças. Por isso, uma das principais dicas de como fazer festa infantil sem errar é oferecer opções variadas de alimentos.
Comidas como cachorro quente são ideais para agradar ao paladar dos pequenos, por exemplo. Já para os adultos você pode pensar em opções diferenciadas, como salgados com legumes.
Hoje em dia a preocupação com a saúde alimentar é cada vez maior, portanto, lembre-se de oferecer lanches mais saudáveis, como suco em vez de refrigerante.
E, por fim, procure ter pelo menos uma opção que contemple pessoas com restrições alimentares, como intolerantes a glúten, vegetarianos ou alguma possível alergia. Se quer saber como fazer uma festa infantil, esse é um bom aspecto para ter atenção!
Disponibilize uma lista de presentes
É comum que antes da festa os convidados perguntem sobre os presentes de aniversário. Para evitar transtornos ou constrangimentos como presentes repetidos ou mesmo um item que a criança não vai gostar de receber, a melhor opção é disponibilizar uma lista de presentes.
Assim, cada convidado terá pelo menos uma ideia do que comprar e poderá escolher uma opção que vá agradar ao aniversariante e também estar dentro do seu orçamento. Atualmente, fazer listas de presentes é ainda mais fácil, já que diversas lojas oferecem esse serviço virtualmente.
Com listas de presente on-line até mesmo aqueles parentes de outra cidade podem acessar e saber o que comprar. Além disso, elas se atualizam automaticamente. Cada vez que um presente é comprado ele sai da lista. Adotando essa prática você nunca mais terá estresse com os presentes da festa de aniversário do seu filho e otimizará o seu tempo na preparação da festa.
Gostou das nossas dicas de como fazer festa infantil sem dor de cabeça? Então aproveite para conhecer outros benefícios de fazer uma lista de presentes, no nosso blog.