Pés inchados na gravidez: confira 5 dicas para evitar!

4 minutos para ler

Ter os pés inchados na gravidez é resultado das alterações hormonais que estão acontecendo no seu organismo, da retenção de líquidos e também do aumento no tamanho do útero. 

Ter esse inchaço é totalmente normal, sendo comum de aparecer por volta do sexto mês de gestação e se estender até o momento do parto, principalmente em estações mais quentes do ano. Apesar de natural, é uma sensação totalmente desconfortável e, muitas vezes, dolorosa. 

Por isso, é recomendado que as futuras mamães sigam algumas orientações para amenizar esse incômodo. A seguir, confira algumas dicas para não sofrer com esse mal.

1. Hidrate-se

Um dos fatores que influenciam para que os pés fiquem inchados na gravidez é a retenção de líquidos. Durante o período gestacional, isso acontece devido ao aumento de seu volume sanguíneo e do líquido extracelular, afinal, são duas vidas dentro de um corpo só.

Em razão disso, o útero, que está em tamanho aumentado, comprime os vasos sanguíneos, dificultando a circulação dos líquidos e provocando a retenção. A principal solução para esse problema é aumentar a quantidade de água ingerida diariamente.

Quando você se hidrata, auxilia o funcionamento dos seus rins, fazendo com que a circulação sanguínea ocorra de maneira adequada. A hidratação é algo essencial para a nossa saúde, mas durante a gravidez esse cuidado deve ser redobrado.

Caso não saiba a quantidade correta a ser ingerida, consulte o seu médico obstetra ou nutricionista, para que façam o cálculo de quantos litros de água são ideais para você e o seu pequeno.

2. Evite sapatos apertados e de salto

Conforto deve ser palavra de ordem de toda grávida, pois, além das roupas, os sapatos apertados e de salto podem deixar os pés inchados. Isso acontece porque esse tipo de vestuário dificulta a circulação sanguínea e a respiração da sua pele.

Portanto, prefira chinelos, rasteirinhas, tênis bem folgados e nada de saltos. O mesmo vale para as roupas, que devem ser leves, sem muitas costuras e que não apertem nenhuma parte do seu corpo.

3. Pratique atividades físicas

Outra maneira de evitar o mal dos pés inchados na gravidez é praticando atividades físicas. Os exercícios promovem a circulação linfática e sanguínea, melhorando a retenção e, consequentemente, os inchaços e sensação de peso nas pernas.

Entretanto nada de pegar pesado! As grávidas devem fazer somente caminhadas leves ou atividades moderadas, como a hidroginástica, além de sempre ter um profissional por perto para indicar os exercícios que podem ser feitos.

4. Evite ficar de pé por muito tempo

Durante a gestação, ficar de pé é um grande esforço para as suas pernas, pés e costas. Isso pode causar não só o inchaço, mas também problemas no desenvolvimento do seu bebê. Então mexa-se e faça exercícios, mas não passe longos períodos de pé.

5. Descanse

A gravidez é o momento em que mais precisa se preocupar e cuidar de você, pois o seu bem-estar interfere no desenvolvimento do seu filho. Então não tente abraçar o mundo e fazer tudo sozinha. Procure descansar mais tempo e dormir bem, sempre com a ajuda de almofadas embaixo das pernas, para fazer uma elevação e diminuir os inchaços.

Essas dicas são valiosas para evitar ficar com os pés inchados na gravidez, principalmente de maneira excessiva. Contudo, se você já está sofrendo com isso, utilize meias de compressão e busque profissionais que façam drenagem linfática, para promover a circulação de sangue e líquidos no seu corpo.

Além dos pés inchados, as estrias são outro grande problema e terror das mamães. Confira no nosso post, como prevenir essas marquinhas indesejáveis. 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário