Engana-se quem pensa que as brincadeiras clássicas não agradam as crianças de hoje. Apesar de vivermos em um mundo repleto de distrações tecnológicas, participar de atividades dinâmicas é uma fase importante do desenvolvimento infantil.
Para isso, lembre-se de como você e seus pais se divertiam no passado e busque equilibrar a rotina de recreação. Afinal, ações em grupos e ao ar livre incentivam a criatividade, auxiliam no convívio social e melhoram a coordenação motora.
Por se tratar de jogos simples, todos da família podem participar e ajudar os pequenos na construção de ótimas memórias.
Neste artigo, vamos mostrar como funcionam quatro brincadeiras tradicionais de quintal para aumentar a qualidade do tempo que você passa com seus filhos. Confira, brique e se divirta!
4 dicas de brincadeiras clássicas:
1. Estimule a liderança com o Esconde-esconde
Mesmo sendo uma das brincadeiras mais simples do passado, o Esconde-esconde reúne uma série de benefícios para os pequenos.
Um dos participantes deve ser eleito como o pegador enquanto todos os outros se escondem. Quem for encontrado primeiro assume a posição de pegador.
No início, as crianças devem escolher um local, chamado de pique, para ser a zona neutra. Quem não conseguir chegar até lá, é o próximo pegador.
Procure por ambientes repletos de pontos estratégicos para que a criança possa exercer a liderança e a criatividade ao se esconder. A brincadeira também estimula o raciocínio lógico e as habilidades de reflexo.
2. Associe a Queimada à rapidez de pensamento
A Queimada sempre foi um dos jogos mais populares nas escolas. O estilo da brincadeira e suas regras estimulam a coordenação motora das crianças.
Forme duas equipes com o mesmo número de componentes. Cada time deve ocupar metade de uma quadra ou um quintal espaçoso.
A bola será usada para atingir os adversários em qualquer parte do corpo. Cada um que conseguir agarrá-la ao ser atacado está salvo e continua na brincadeira.
Quem for atingido e não conseguir segurar a bola antes de tocar o chão é eliminado. Os excluídos são direcionados para o fundo do campo do adversário, local normalmente chamado de morto ou cemitério, de onde seguem ajudando o time a “queimar” os adversários.
O vencedor será o time que eliminar todos os membros da equipe rival.
3. Escolha a Amarelinha para ajudar no desenvolvimento
A Amarelinha é uma ótima atividade para crianças a partir dos quatro anos. O jogo exige energia redobrada de seus participantes, já que é necessário agachar, levantar e pular inúmeras vezes.
Para montar esta brincadeira clássica, desenhe com giz no chão um caminho de casas numeradas de 1 a 10, alternando entre uma e duas casas lado a lado. Jogue no início uma pedrinha para cair em um dos quadradinhos, que não poderá ser pisado.
O participante deve pular por todo o percurso e voltar até o começo para apanhar a pedra. Em seguida, deve atirá-la nas outras casas até completar todos os quadros, seguindo a ordem numérica desenhada no chão.
É proibido sair do percurso e pisar na linha desenhada. Tudo deve ser feito dentro das casas. Vence quem completar o jogo primeiro.
4. Ensine o Passa-anel para controlar a ansiedade
A brincadeira do Passa-anel ajuda as crianças acima dos oito anos a socializar e controlar a ansiedade. O jogo deve ser formado por, no máximo, seis participantes. O único objeto necessário é um anel de plástico ou bijuteria.
Um dos jogadores será escolhido para segurar o anel enquanto os outros se sentam lado a lado no chão. As palmas das mãos devem ficar juntas e os braços apoiados no colo.
O portador do anel o segura entre as mãos e passa dentro das mãos dos outros participantes. No final, ele deve mostrar as mãos vazias e perguntar com quem está o anel. Quem acertar será o próximo escolhido para repetir a atividade.
Aproveite e veja aqui algumas dicas de brinquedos clássicos também!
Agora que você já conhece boas opções de brincadeiras clássicas, reúna toda a família para uma maratona de diversão. Será uma ótima oportunidade para ajudar seu filho a equilibrar sua rotina de atividades entre artigos tecnológicos e atividades ao ar livre.
Tem alguma experiência com jogos de quintal que queira compartilhar? Comente aqui no post.