4 dicas importantes para você estreitar laços com seus filhos

4 dicas importantes para você estreitar laços com seus filhos
4 minutos para ler

Em qualquer relação, estreitar laços é fundamental, e na relação com os filhos, isso não é diferente. Os laços criados na infância ajudam a criança a desenvolver a autoestima, a independência e o sentimento de segurança.

Entretanto, atualmente os pais enfrentam certos obstáculos para se aproximar dos filhos, como a falta de tempo e a concorrência com a tecnologia, como videogames, tablets, smartphones e TV.

Se isso acontece aí na sua casa, e você quer mudar essa situação, continue lendo este artigo e confira 4 dicas importantes para estreitar os laços com seus filhos!

1. Passe mais tempo com o seu filho quando estiver em casa

Essa primeira dica parece óbvia, mas não é incomum que os pais deixem de prestar atenção aos filhos quando estão em casa. É comum o pai não soltar o smartphone e a mãe ficar preocupada com os afazeres domésticos.

Se você quer realmente estreitar laços com o seu filho, preste atenção aos seus hábitos, procure saber o que desperta interesse nele, quais atividades ele gosta de fazer. Feito isso, compartilhe com ele esses momentos, criando uma atmosfera comum entre vocês. Assim, você conhecerá melhor o seu filho e a proximidade entre vocês vai crescer.

2. Descubra quais são os interesses do seu filho

Por vezes, alguns pais merecem um puxão de orelha! Eles insistem em impor seus sonhos e aspirações aos filhos, e isso não é nada bom para o relacionamento.

Ao impor suas vontades e ver que a criança não se interessa pelas mesmas coisas, você ficará magoada, e o seu filho frustrado.

Para estreitar laços com o seu filho genuinamente, você precisa conhecê-lo e, acima de tudo, apoiá-lo incondicionalmente nas suas escolhas. 

Busque ficar por dentro de como foi o dia dele, quem são seus amiguinhos, quais desenhos e personagens ele mais gosta, quais são seus brinquedos favoritos. Enfim, “mergulhe de cabeça” no mundo do seu filho!

3. Opte por atividades que vocês possam fazer juntos

Seja dentro de casa ou fora dela, busque por atividades que você e o seu filho possam fazer juntos.

Leve em consideração aquelas que ele gosta de fazer. Assim, você incentiva o crescimento pessoal da criança, melhorando sua autoestima e fortalecendo os laços entre vocês.

Caso o seu filho seja muito ligado à tecnologia, você pode também apresentar novas opções e ver como ele reage. Entre elas, você pode sugerir atividades ao ar livre, brincadeiras clássicas e atividades manuais. Veja alguns exemplos do que você pode fazer com seu filho:

  • ler um livro juntos;
  • preparar um bolo na cozinha;
  • fazer um passeio no parque ou um piquenique;
  • colorir ou fazer colagens;
  • andar de bicicleta;
  • montar um quebra-cabeça;
  • fazer uma caça ao tesouro no quintal;
  • brincar de amarelinha;
  • disputar uma corrida de saco.

As opções são muitas, mas o importante aqui é que vocês passem mais tempo juntos, se divertindo em família!

4. Incentive desde cedo uma comunicação aberta

Mostrar ao seu filho que, desde cedo, ele pode ter uma comunicação aberta com você, é a melhor maneira de estreitar laços.

Esteja disponível para escutá-lo sempre que ele quiser dividir algum assunto, mas evite ao máximo forçá-lo a isso, pressionando-o para falar ou fazendo perguntas a todo momento.

Você deve atuar como uma boa ouvinte, a fim de que seu filho confie em você para dividir tanto situações felizes quanto aquelas que o preocupam. 

Essa abertura é essencial para que o laço de confiança entre vocês dure não só durante a infância, mas por toda a vida.

Agora que você já sabe como estreitar laços com o seu filho, coloque essas dicas em prática. Assim que ele perceber o quanto é amado e o quanto você se interessa por ele, a falta de tempo e as distrações tecnológicas não serão mais um problema.

Gostou deste artigo e quer ajudar outras mães a se conectarem melhor com seus filhos? Então compartilhe essas dicas com seus amigos nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

2 thoughts on “4 dicas importantes para você estreitar laços com seus filhos

  1. Amei muito as dicas muito interessantes, simples mas que muitas das vezes não fazemos . Posso compartilhar na minha página da minha lojinha virtual kids?

    1. Olá, Daniela.
      Ficamos felizes que tenha gostado do nosso conteúdo, queremos cada vez mais entregar dicas e novidades para muitos papais e mamães!
      Você pode sim compartilhar em suas redes sociais e utilizar o link (https://blog.lojasjckids.com.br/4-dicas-importantes-para-voce-estreitar-lacos-com-seus-filhos/) deste post, dando os devidos créditos a JC KIDS.
      Procure a gente nas redes sociais e nos siga para mais dicas!
      Att, Equipe JC Kids

Deixe um comentário