Dicas para estimular a criatividade do seu filho Dicas para estimular a criatividade do seu filho

4 dicas para ajudar a estimular a criatividade do seu filho

3 minutos para ler

Um adulto criativo de hoje muito possivelmente foi também uma criança bastante inventiva. Isso porque, quem teve as condições para estimular a criatividade durante a infância, conseguiu construir um repertório fértil para a criação — sem contar os outros benefícios para a vida social e profissional dessa pessoa.

Neste sentido, é preciso começar desde cedo mostrando ao filho os caminhos para desenvolver uma mente mais criativa. Isso é possível por meio de jogos, da leitura frequente e, até mesmo, da música.

Quer saber como? Acompanhe este texto e conheça 4 sugestões de como transformar o seu filho em um gênio criativo. Confira!

1. Incentive a prática da leitura

Você já deve ter reparado que adultos que leem mais tem maior capacidade criativa. Essa prática é ainda mais importante quando se é criança. O hábito da leitura durante o desenvolvimento infantil estimula a formação da linguagem e, com isso, aguça os processos criativos e também a imaginação.

Sendo assim, é interessante que esse hábito comece antes mesmo da criança ser capaz de aprender a ler. Quando seu filho estiver ainda pequeno, leia para ele. Quando ele estiver mais grandinho, façam leituras juntos. Dessa maneira, ele vai adquirir o hábito de leitura e, com isso, aumentar o potencial de criação.

2. Ofereça jogos lúdicos

Sabe aqueles jogos que envolvem mágica, como o Truque de Mestre? Ou aqueles de imitação, tal como o Imitatrix? Pois bem, eles são ótimos para estimular a criatividade do seu filho. Por meio dos desafios criados nesses jogos lúdicos, a criança experimenta, descobre e aumenta a capacidade inventiva.

Aproveite seu tempo no fim de expediente e vá brincar com o seu filho. Assim, você faz com que ele seja mais criativo e aumenta o vínculo afetivo com ele.

3. Tocar e se envolver com música ajuda a estimular a criatividade

A música não é boa somente para os ouvidos. Ela ajuda a melhorar a criatividade da criança. Seja escutado uma música ou tocando um instrumento, o seu filho conhece novas formas de sonoridades e faz combinações criativas em sua mente.

Por esse motivo, ofereça ao seu filho uma experiência musical. Você pode comprar para ele, por exemplo, um acordeon e ensiná-lo a tocar. Ele vai fazer grandes interações com o instrumento, capazes de aflorar a sua engenhosidade.

4. Deixe seu filho pintar

Essa é uma atividade simples, toda criança adora e ainda é bastante estimulante para a criatividade. Pois quando ela experimenta cores no papel e formatos dos desenhos, é possível deixar a mente livre para novas conexões.

Apresente para seu filho um kit de pintura. Com uma grande oferta de cores, ele vai ter maior possibilidade de criação.

Essas foram algumas dicas para estimular a criatividade do seu filho. Além dessas atividades, é importante também que a cada descoberta que a criança faça, você recompense-a com um elogio. Demonstre que você está orgulhoso dela por meio de uma palavra de incentivo ou gesto. Assim, a criança vai se sentir motivada a continuar pesquisando e criando.

Gostou dessas informações? Deixe seus amigos saberem disso também. Compartilhe este texto nas redes sociais!

Posts relacionados

Deixe um comentário