5 benefícios de cozinhar com os filhos

6 minutos para ler

Lugar de criança é na cozinha, sim! E inúmeros são os motivos para que os pais separem um tempo para cozinhar com os filhos.

Seja como estratégia na educação alimentar dos pequenos ou para proporcionar momentos em família, as crianças devem, desde cedo, ter contato com os alimentos e com a cozinha

Neste artigo, a JC Kids te conta os benefícios de cozinhar com os filhos. Confira!

1. Cozinhar com os filhos incentiva a colaboração e o trabalho em equipe

Antes de começar a cozinhar com os filhos é necessário pensar na refeição, procurar uma receita, comprar os ingredientes e organizar o local antes de iniciar o preparo. E por que não envolver os filhos em todas essas etapas também?

Deixe seu pequeno fazer parte das tomadas de decisão deste momento. Decidam juntos qual será o prato e, depois, leve-o ao mercado com você para comprar os ingredientes necessários.

Ao permitir que ele participe do momento das compras, por exemplo, você incentiva a colaboração com as tarefas de casa e o trabalho em equipe.

Assim, quando seu filho participa de realmente todas as etapas do preparo de uma refeição, ele ficará ainda mais animado para comer o prato que ele mesmo escolheu, comprou e preparou!

2. É uma oportunidade para incentivar o aprendizado

Cozinhar com os filhos é uma ótima oportunidade para colocar em prática alguns conhecimentos

Deixe aos pequenos que estão sendo alfabetizados a tarefa de ler e interpretar os rótulos, as receitas e outras instruções. Assim, eles têm contato com uma leitura associada ao dia a dia e também podem ampliar o vocabulário.

Mas, também, há espaço para a matemática! Frações, medidas e operações estão por todo lugar na cozinha. O espaço praticamente se transforma em um laboratório para experimentar!

Por isso, aproveite a chance de transformar o preparo da refeição em uma aplicação prática do que seu filho tem aprendido na sala de aula.

Procurando por brinquedos que possam estimular o aprendizado? Confira o site da JC Kids e encontre o brinquedo perfeito para seu pequeno!

3. Você também pode ensinar sobre segurança

É verdade que a cozinha possui muitos perigos para as crianças. No entanto, quando se tem cautela e supervisão adequada, esta pode ser a oportunidade perfeita para ensinar aos pequenos um pouco mais sobre segurança.

Cada idade possui suas limitações. Por exemplo, uma criança de quatro anos ainda não consegue cortar alimentos com a faca. Mas ela pode aprender sobre a higienização dos mesmos.

Aos seis anos, seu filho já poderá ser apresentado ao microondas e outros utensílios domésticos básicos para saber o que cada um faz e o que não se deve fazer, como, por exemplo, deixar o liquidificador sem tampa enquanto estiver em funcionamento.

Conforme seu filho desenvolve a coordenação motora, lá pelos oito ou nove anos, já será possível que ele quebre os ovos, saiba que precisa de luvas para retirar assadeiras do forno e até mesmo que deve redobrar a atenção quando lidar com panelas no fogo.
Além de ensinar sobre segurança, ao evoluir com as tarefas, seu pequeno sentirá que você confia nele para os desafios que a cozinha impõe.

4. É comprovado que cozinhar com os filhos estimula o desenvolvimento de uma alimentação saudável

Entrar em contato com os alimentos em sua forma natural, poder prepará-los e adquirir consciência do processo de cozinhar é uma ótima forma de fazer com que os pequenos se interessem pelos alimentos.

Quando elas conhecem o que estão comendo e têm a oportunidade de preparar suas próprias refeições, mesmo que simples, as crianças passam a enxergar a comida de maneira mais “amigável”. Quem comprova isso é a ciência! 

Um estudo realizado em uma escola do Canadá pela Universidade de Cambridge investigou a relação entre hábitos de alimentação saudável em crianças e a prática de cozinhar com os filhos. 

O estudo constatou que crianças que ajudam a preparar as refeições em casa comem mais frutas e vegetais e possuem uma alimentação mais saudável. Sendo assim, a pesquisa concluiu que cozinhar com os filhos é uma estratégia efetiva para promover uma alimentação saudável.

5. Cozinhar com os filhos proporciona ótimos momentos em família

Nós temos certeza de que você se lembra com muito carinho de alguns alimentos especiais que sua mãe ou avó costumavam preparar. Mesmo depois de tantos anos, não há ninguém no mundo que os prepare como elas e lembrar disso te faz esboçar um sorriso nostálgico no rosto. Acertamos?

Pois bem, a comida tem esse poder de criar memórias afetivas de longo prazo em nosso cérebro. Sempre associamos alguns sabores e cheiros a momentos felizes da nossa infância.

Assim, quando os pais permitem que seus filhos participem do preparo das refeições, além de construir uma memória afetiva com a comida, eles compartilham o momento com a família, potencializando ainda mais o afeto da lembrança. 

Por isso, cozinhar com os filhos é uma ótima oportunidade para criar memórias significativas e curtir a família!

Comece agora a planejar a próxima refeição com os filhos!

Agora que você já sabe que cozinhar com os filhos pode:

  • Ensiná-los sobre trabalho em equipe e colaboração;
  • Ajudar a complementar o aprendizado em sala de aula;
  • Ensinar sobre segurança e cuidados;
  • Ajudar no desenvolvimento de hábitos saudáveis na alimentação e
  • proporcionar ótimas lembranças

Separe um dia da semana para introduzir essa atividade na rotina com a sua família! Além de muito educativo, cozinhar com os filhos é muito prazeroso.

Gostou do conteúdo? Para ficar por dentro das novidades de brinquedos e receber ideias para novas brincadeiras para fazer com as crianças, acompanhe nosso blog e assine a nossa newsletter clicando aqui!

Você também pode gostar

Deixe um comentário