5 dicas para ensinar tabuada com bastante diversão

4 minutos para ler

Não sabe como fazer para que seu filho desenvolva suas capacidades escolares? Essa tarefa pode ser mais fácil do que parece!

A matemática é uma vilã escolar da maioria das pessoas, não é mesmo? Com ela vem a tabuada, que pode se tornar um tormento para a criançada. Entretanto, é possível tornar a tarefa de ensinar tabuada mais simples e divertida com algumas dicas bem simples, rápidas e fáceis.

Para isso, preparamos neste post um miniguia com 5 orientações para ajudar o seu filho a aprender a tabuada sem dificuldade.

1. Copie no caderno para consultar

É fato comprovado que para aprendermos, memorizarmos e guardamos qualquer informação é preciso escrever. Essa prática, além de ajudar na memorização, facilita a consulta no caderno sempre que o seu filho encontrar alguma dúvida referente à tabuada.

Dessa forma, quanto mais ele ler e escrever as mesmas informações, mais rápido será sua aprendizagem.

2. Pratique jogos de tabuada

No mercado, já é possível encontrar diversos jogos educativos, que usam números no intuito de ensinar tabuada e operações de acordo com a idade da criança.

Assim, procure por esse tipo de jogo e brincadeira, pois além de ajudar na aprendizagem do seu filho, faz com que a família esteja mais presente na vida dele, participando desses momentos.

Entretanto, faça o possível para evitar jogos eletrônicos. Não que eles sejam proibidos, mas computador e celular devem ser evitados e só disponibilizados em tempo regulado, pois a web pode ser um lugar perigoso para crianças. Caso opte por esse tipo de jogo, esteja sempre supervisionando as atividades que o seu filho faz nesses aparelhos.

3. Exercite a memória do seu filho

Para fixar o conteúdo estudado é preciso exercitar o que foi visto em aula. Então você pode ajudá-lo criando tabuadas incompletas para que ele as complete.

Para isso, você pode imprimir tabuadas e exercícios sem as respostas, separando-as por categorias de adição, subtração, divisão e multiplicação. Depois, peça para que ele leia em voz alta, porque esse processo ajuda ainda mais no aprendizado.

4. Ensine as 3 regras básicas

A matemática, por mais que tire o sono de muitas pessoas, é uma matéria bem otimizada. Como assim? Além de universal, a tabuada tem três regrinhas básicas que facilitarão qualquer operação que seu filho tenha que fazer. São elas:

  • 0 × N = 0: qualquer número que seja multiplicado por 0 sempre apresentará resultado 0. Essa regra não é alterada em nenhuma ocasião;
  • 1 × N = 1: qualquer número multiplicado por 1 é igual a ele mesmo;
  • N × M = M × N: a ordem dos fatores não altera o resultado. Seja 5×3 ou 3×5 o produto (resultado) será o mesmo.

Ao dominar essas 3 regras básicas, será mais fácil na hora do seu filho realizar multiplicações, já que elas nunca mudarão e poderão ser um facilitador para fazer contas de cabeça.

5. Ensine mais de uma por vez

Apesar de muitas vezes pensarmos que ao aprender uma tabuada por vez será mais fácil e rápido, a tarefa de ensinar esse assunto vai na contramão dessa ideia.

Isso porque, ao ensinar e trabalhar mais de uma operação, será possível que a criança relacione uma tabuada com a outra, já que na matemática uma coisa ajuda a outra. Com isso, ela aprenderá mais rápido cada uma delas. Mas não exagere! Respeite os limites do seu filho.

Ensinar tabuada requer dedicação e paciência, pois o momento da aprendizagem e concentração é um desafio para qualquer pessoa, e é ainda maior para as crianças.

Precisa de um jogo para ensinar tabuada? Acesse este link e veja a nossa indicação para facilitar a aprendizagem do seu filho!

Posts relacionados

Deixe um comentário