O ano está chegando ao fim, e para quem curte organizar as comemorações típicas de dezembro, já é hora de pensar na decoração de Natal!
Você provavelmente tem muitos enfeites guardados que serão reutilizados esse ano (afinal, economizar faz bem). No entanto, para criar memórias em família e marcar a passagem de tantas realizações, é fundamental reinventar e envolver os filhos para incentivar o clima natalino.
Para orientar você na decoração da casa no fim de ano, trouxemos algumas dicas para encorajar a participação do seu pequeno nessa etapa. Continue a leitura e veja como pode ser gostoso dividir momentos especiais com seus familiares desde o início!
Aprenda a envolver seu filho na decoração de Natal
Repleto de magia e encantos, o momento de decorar o lar para o Natal é um dos que mais atrai a atenção das crianças. Além de promover uma estreitar laços e criar boas expectativas, a tradição contribui para a autoestima, o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos.
O que mais importa nessa hora é a cumplicidade, a diversão e amor entre vocês. As 5 ideias criativas de decoração natalina que listamos abaixo possibilitarão incluir o seu filho nas diversas atividades da temporada. Vamos conhecê-las?
1. O presépio
O presépio é uma representação da cena do nascimento de Jesus, que aconteceu em um abrigo para animais. Além de Maria, José e Jesus, também compõem o ambiente um boi, um burro, ovelhas, cabras e pastores. Há ainda os anjos responsáveis pelo anúncio do nascimento da criança, os três reis magos e a Estrela de Belém, que os guiou os reis até o local.
Você pode montar o presépio com peças tradicionais em gesso, madeira, vidro ou outro material. Se preferir, recrie a cena a partir de recortes em papelão, novelos de linhas, rolhas ou os próprios desenhos do seu filho. Durante o trabalho, aproveite para contar a ela a história do nascimento de Jesus.
2. Árvore desenhada e colorida à mão
Basta uma cartolina e alguns lápis de cor para incentivar seu filho a criar uma árvore de Natal bem colorida e decorada com os enfeites que ele quiser. Se o desenho for feito em um papelão mais resistente, ele pode ser fixado em um vaso com tema natalino e até ser iluminado. Já imaginou a alegria do seu filho com este feito? Pode ter certeza que valerá a pena!
3. Árvore confeccionada com artesanato
Aqui, quem manda é a criatividade. As crianças podem dar corda para a imaginação com árvores feitas de fuxico (que é muito fácil de fazer), cabides de roupa, tubos de papelão, caixas vazias de ovos ou o que mais puder ser utilizado para montar a estrutura.
Na hora de decorar, é possível utilizar círculos de papel metalizado presos em fio de nylon, bolinhas de lã, miçangas, purpurina, cola colorida e muito mais. Mas lembre-se: crianças menores de 5 anos devem ser supervisionadas ao manusear objetos pequenos para evitar acidentes.
4. Árvore de almofadas de feltro
Essa é outra possibilidade de utilizar o artesanato. Confeccione almofadinhas em feltro de diversos tamanhos e cores — como se fossem estrelinhas ou bolas — e preencha com espuma. As peças podem ser empilhadas de modo a formar uma árvore. Se preferir, elas também podem ser penduradas em armações.
5. Árvore para comer aos poucos
Esta com certeza é a preferida dos pequenos! Para fazer sua árvore comestível, basta usar uma árvore de Natal tradicional e enfeitá-la com doces e guloseimas, desde que devidamente acondicionadas em embalagens multicoloridas e divertidas. Como sugestão de delícias, pendure bombons, balas, pirulitos e até opções mais saudáveis, como nozes e frutas.
Com essas dicas de decoração de Natal que fogem do comum, você conseguirá atrair o interesse do seu filho para as festividades do fim de ano. Abrace essas ideias e celebre a data com ainda mais alegria!
Você já costuma chamar os filhos para ajudar na decoração de Natal? Tem outras ideias que não citamos aqui? Conte pra gente nos comentários!