6 dicas de lanches saudáveis para os seus filhos! 6 dicas de lanches saudáveis para os seus filhos!

6 dicas de lanches saudáveis para os seus filhos!

4 minutos para ler

Com uma oferta quase interminável de guloseimas como salgadinhos, doces e refrigerantes, fica difícil para os pais na hora de montar lanches saudáveis para os filhos.

Por isso, o ideal é planejar com antecedência os alimentos que serão oferecidos, procurar por opções saborosas e frescas e deixar essa refeição divertida. Para facilitar sua vida, fizemos este post com dicas incríveis para você colocar na lancheira dos seus filhos. Essas opções podem ser preparadas de forma rápida e prática. Confira! 

1. Troque o pão tradicional por variedades integrais

Os pães são fontes de carboidratos, essenciais para a obtenção de energia para realizar as atividades do dia a dia de uma criança. Entretanto, os pães brancos — como o clássico pão de forma — são pobres em nutrientes.

Experimente substituí-los por opções integrais, que oferecem maior variedade de nutrientes e um alto teor de fibras. Mas atenção! Leia o rótulo da embalagem antes de fazer a compra. O ideal é que a farinha integral seja um dos primeiros ingredientes citados, pois isso representa que ela está em maior quantidade no produto.

2. Opte por recheios mais leves

O sanduíche de presunto e queijo é um dos favoritos dos pequenos, mas é repleto de sódio, gorduras saturadas e conservantes. Em excesso, esses ingredientes fazem muito mal à saúde infantil.

Como alternativa, procure variar os recheios do sanduíche com laticínios mais leves, como a ricota, opções produzidas em casa, como um frango desfiado, ou mesmo com uma variedade de vegetais, como tomates, alface e cenoura. Além da redução na ingestão de gorduras e sódio, o paladar das crianças é estimulado com novos sabores!

3. Substitua o iogurte de sabor pelo natural

Outro alimento que faz sucesso com as crianças é o iogurte, geralmente com sabor de fruta. Porém, as variedades industrializadas são ricas em açúcar, corantes e conservantes.

Ofereça a seus filhos o iogurte natural. Ele é rico em cálcio e vitamina D, não tem adição de açúcar e corantes e ainda apresenta um sabor agradável, levemente ácido, que pode ser incrementado com pequenas porções de mel ou frutas.

4. Coloque frutas na lancheira

As frutas são uma espécie de lanche completo: ricas em carboidratos e fibras. Por isso, elas mantêm a criança satisfeita por um bom tempo. Elas ainda possuem vitaminas e minerais extremamente importantes para o desenvolvimento humano.

Dê preferência, na montagem da lancheira, as frutas da estação. Elas são mais baratas, têm mais sabor e geralmente apresentam menor uso de agrotóxicos.

5. Ofereça bebidas saudáveis

Embora os refrigerantes e sucos sejam tão populares com as crianças, seu consumo deve ser restrito — novamente, os níveis de açúcar e aditivos industriais são muito elevados, e criam maus hábitos nos pequenos.

Sempre que possível, a bebida de escolha deve ser água, pois hidrata sem adição de calorias vazias. A água de coco, rica em potássio e outros sais minerais, também é uma boa opção.

6. Faça montagens criativas

Está difícil atrair seus filhos com os novos alimentos? Tente criar apresentações diferentes e atrativas. Cortadores de sanduíches podem ser usados para transformar pães e frutas em incríveis formatos de animais ou objetos, que são esteticamente bonitos e ajudam a despertar a fome de suas crianças.

Com essas ideias, fica fácil montar uma lancheira saudável, bonita e saborosa. Assim, só resta colocar as mãos na massa e criar um lanche incrível!

Gostou das dicas de lanches saudáveis para os filhos e quer saber mais sobre outros assuntos do universo infantil? Assine nossa newsletter e receba novas atualizações em primeira mão!

Posts relacionados

Deixe um comentário