Viajar sempre é bom, principalmente se for uma viagem de lazer. Contudo, quando você for viajar com os filhos precisará de ainda mais dedicação. Embora o desejo de que a viagem seja inesquecível ajude, é preciso se planejar
Para você que quer aproveitar a oportunidade de estar mais perto das crianças, veja as nossas dicas e descubra como viajar com eles pode ser uma experiência e tanto!
Planeje como viajar com os filhos
A escolha do roteiro, o tempo de viagem, o meio de locomoção, onde parar para o lanche ou almoço — se estiver em veículo próprio — e quais passeios fazer, são alguns dos itens com os quais você deve se preocupar.
Para ajudar você nos arranjos, relacionamos 8 dicas importantes para uma viagem maravilhosa com seus filhos.
8 dicas para viajar com os filhos com tranquilidade
As dicas a seguir valem tanto para uma viagem mais demorada quanto para um passeio rapidinho. Considere a idade de seus filhos, o tempo de viagem e as precauções necessárias. Confira!
1. Viaje em clima de paz e harmonia
Uma viagem inesquecível precisa ser realizada com bom humor, em paz e harmonia. É um momento de pura diversão. As rotinas diárias estressantes não devem embarcar. Um clima de respeito e de paciência contribui muito para o o entrosamento e a felicidade do passeio.
2. Faça malas pequenas e com praticidade
Se viajar é uma coisa que você adora fazer, é preciso saber como arranjar malas pequenas e práticas. Viajar com os filhos obriga a levar muita coisa: cadeirinhas para carro, brinquedos, carrinhos, roupas, medicamentos, documentos. Separe tudo e avalie a real necessidade de cada item antes de colocá-los nas malas.
3. Leve um kit de produtos de saúde
Analgésicos, curativos, protetor solar, pomada para picadas de insetos, repelente e gel antisséptico são alguns dos itens que precisam fazer parte da bagagem.
4. Previna-se para os possíveis imprevistos
Problemas com um pneu, o ônibus apresentou um defeito, o voo está atrasado, um mal-entendido com as reservas no hotel são imprevistos que podem ocorrer. Esteja preparada e prepare os filhos para um eventual contratempo. Porém, mantenha o humor e evite que eles fiquem tensos.
5. Programe o horário de comer
Um lanche gostoso ou um almoço fazem parte de um programa de viagem bem legal. Se a viagem começar cedo, um bom café antes da partida é uma boa. Para o percurso, se for de carro, tenha sempre à mão muita água, suco, lanches leves, barras de cereal. Escolha um local agradável para o almoço e bom apetite!
6. Evite a ansiedade de chegar rápido
Mesmo que os filhos não parem de perguntar se “já tá chegando”, viajar com eles não combina com correria. Ela faz parte do dia a dia, da rotina de trabalho e da família, mas deve ficar de fora da sua bagagem.
Quanto mais tranquila você estiver, mais tempo terá para curtir a viagem com os filhos. Não chegue em cima da hora para o embarque no trem, ônibus, avião ou navio. Nem apresse as crianças para entrarem no carro — relaxe.
7. Combine programas para todos
“Nem tanto ao ar, nem tanto ao mar”. Lembre-se do ditado popular para que todos aproveitem ao máximo a viagem. Os meninos têm suas vontades: um parque, um cinema, games; e você, também: compras, museus, cafés, caminhadas. Se houver uma boa conversa, todo mundo faz o que gosta e fica feliz na história.
8. Continue a viagem depois de voltar
A volta pode ser tão prazerosa quanto a viagem em si. Quer saber como? Fotografaram muito? Gravaram vídeos? Viveram momentos eletrizantes ou emotivos? Descobriram coisas incríveis? Prepare um lanche bem gostoso e reúna a família para relembrar o quanto é bom viajar com os filhos.
Gostou do tema deste post? Está planejando uma viagem ou já viajou com os filhos? Foi tudo bem? Ou enfrentou alguma dificuldade? Faça seu comentário.