Acredite: o boneco Falcon voltou!

4 minutos para ler

Você não leu errado: em comemoração aos 80 anos da empresa Estrela, haverá o relançamento de um dos brinquedos que mais fizeram sucesso, o boneco Falcon, criado em 1977, sendo considerado o primeiro boneco destinado para o público masculino.

Para ajudar você a relembrar os melhores momentos da sua infância, escrevemos este artigo para contar um pouco do boneco que fez tanto sucesso na época da sua criação. Venha conferir!

Relembre a história do boneco Falcon

Originalmente chamada de G.I. Joe, a franquia de action figures criada pela Hasbro, fez bastante sucesso não só nos Estados Unidos como em outros lugares do mundo, incluindo o Brasil.

Em seu ano e lançamento, o brinquedo atingiu a incrível marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Os bonecos chegaram aqui em duas versões: Ação Camuflada e Contra-ataque.

Em suas primeiras versões, o Falcon apresentava traços musculosos, além de cicatrizes por todo o corpo. Posteriormente, seu design foi modificado para parecer mais real, valorizando as suas habilidades humanas.

A principal diferença dentre os primeiros modelos a serem vendidos era a barba, que tinha um aspecto flocado assim como o cabelo do personagem. Com o passar do tempo, novas versões foram surgindo, caracterizando o boneco para diversas aventuras, como mergulhador ou militar.

Em seu relançamento, a Estrela trará o boneco em duas versões: Explorador e Turbocóptero, trazendo a típica mochila com hélices, usada pelo herói em seus feitos. Falcon foi um dos primeiros bonecos de plástico a serem articulados, além de possuir armas e roupas realistas.

O brinquedo também começou a ser acompanhado de veículos, como o seu conhecido helicóptero amarelo. É possível encontrar o Falcon até mesmo com cores de cabelo diferentes, como loiro ou ruivo.

Veja suas aventuras

No mesmo ano em que começou a ser comerciado, o brinquedo recebeu um gibi contando suas aventuras. No modelo brasileiro, Falcon era mostrado como um agente especial independente, combatendo e resolvendo crimes por todo o Brasil, comandados por mafiosos ou bandidos perigosos.

Posteriormente, o herói ganhou um inimigo número 1 chamado Torak, além de um aliado de batalha conhecido como Condor. Ambos os novos personagens são inspirados em filmes com temática espacial, como Star Wars, que estava em alta na época.

Ao lutar contra Torak, Condor ficou gravemente ferido em seu rosto, tendo que ser operado pelo próprio Falcon, assim, se tornando o amigo que conhecemos atualmente. Anos mais tarde veio a surgir mais um aliado: Roby, um pequeno robô movido à corda e parceiro da versão ruiva do Falcon.

Sua importância na luta contra o preconceito

Na década de 70, o mercado de bonecos era dominado pelo público feminino, por isso, meninos que gostavam de brincar com esse tipo de brinquedo eram mal vistos, sofrendo até mesmo bullying ou preconceito, ou até mesmo assimilado como um homossexual pelas outras crianças e adultos.

Um dos motivos era a falta de opções para o público masculino. Com a vinda do Falcon, um boneco com traços fortes e masculinos, vários meninos começaram a comprá-lo, diminuindo a discriminação com os bonecos e incentivando outras empresas e franquias a investirem nesse público.

O boneco Falcon foi um marco para crianças que viveram nas décadas de 70 e 80, levantando questões de gênero e, principalmente, pela sua singularidade e diversão proporcionada para vários jovens que agora poderão reviver essa experiência e apresentar o brinquedo para os seus filhos.

Gosta do Falcon? Pois saiba que você pode comprar qualquer uma das versões relançadas em nosso site agora mesmo! Clique aqui para conferir!

Posts relacionados

Deixe um comentário