Afinal, por que esportes são tão importantes na infância? Afinal, por que esportes são tão importantes na infância?

Afinal, por que esportes são tão importantes na infância?

4 minutos para ler

Computador, smartfone, Netflix, videogame… Está difícil de competir, não é mesmo? A cada dia, as crianças permanecem mais tempo hipnotizadas pelos objetos tecnológicos. A consequência disso é uma infância marcada por problemas de saúde, medicamentos, dificuldade de interação social ou com a família.

Justamente por isso, nunca antes foi tão importante falar sobre a prática esportiva na infância quanto agora. Confira, então, os motivos da importância do esporte na infância:

Ajuda no desenvolvimento de habilidades motoras

A fase da infância é o principal período do desenvolvimento motor. O esporte ajuda no fortalecimento ósseo, muscular, na coordenação motora, e melhora a articulação e o condicionamento físico.

Mas apesar dos grandes benefícios à saúde, a prática de esportes não deve vir acompanhada por intensidade e cobranças. Afinal, essa é uma fase em que a criança ainda está se desenvolvendo e o objetivo é atrair a criança para a prática da atividade física e não afastá-la.

Ensina a trabalhar em equipe

Um dos principais benefícios da prática de atividade física é assimilação da importância das regras, dos limites de espaço e do trabalho em conjunto. Para desenvolver essa habilidade, invista em atividades físicas coletivas.

As brincadeiras restritas aos objetos tecnológicos têm tornado as crianças distantes, superficiais e imediatistas.

Para conseguir deixar essas atividades coletivas mais atrativas, insira nos exercícios brinquedos que estimulem a interatividade. Abuse da criatividade e deixe o seu filho aflorar a imaginação.

Desenvolve a capacidade de sociabilizar

Uma das principais preocupações da relação entre crianças e objetos tecnológicos é a falta da capacidade de sociabilidade, eu seja, a atenção se fixa totalmente na máquina e dificulta a interação com o meio, o que pode causar, no futuro, sérias dificuldades de socialização.

A atividade física melhora essa capacidade, pois as fazem conviver com outras crianças. Esse também pode ser o momento dos pais estreitarem os laços com eles.

Os chamem para atividades ao ar livre, se interessem pela forma com que seus filhos se divertem e os ensinem as suas brincadeiras da infância — as brincadeiras clássicas podem ser um bom começo!

Evita complicações futuras de saúde

Tudo o que falamos até agora converge para o benefício na saúde da criança em seu aspecto mais amplo. Além disso, especialistas apontam que a prática regular de atividades físicas na infância diminuem muito o risco do desenvolvimento de doenças sérias no futuro.

Uma das maiores preocupações hoje em dia é o adoecimento precoce por doenças que antes costumavam se desenvolver apenas em idades mais avançadas. Como por exemplo, diabete, hipertensão, obesidade, problemas cardíacos etc.

Ajuda a identificar possíveis problemas

Investir em atividades físicas para o seu filho é tão importante para a saúde dele quanto é para suas relações familiares, afinal, o esporte e o brinquedo podem ser o elo entre vocês. Com essa relação mais íntima, você consegue observá-lo e conhecê-lo melhor, tornando mais fácil a identificação de possíveis problemas emocionais ou físicos que ele possa passar.

Acreditamos que o desenvolvimento infantil e a intensificação dos laços familiares, importantes para uma vida saudável, também podem e devem ser feitas de maneira divertida. Gostou do nosso conteúdo? Então assine a nossa newsletter e receba mais informações importantes para você e para a formação dos seus filhos.

Posts relacionados

Deixe um comentário