Alergias em crianças: quais são as mais comuns e como evitá-las? Alergias em crianças: quais são as mais comuns e como evitá-las?

Alergias em crianças: quais são as mais comuns e como evitá-las?

4 minutos para ler

É considerada uma reação alérgica quando o sistema imunológico ataca, de forma exagerada, a alguma substância com que o corpo tenha entrado em contato. E isso pode ser manifestado por meio de vermelhidões na pele, espirros e, até mesmo, causar dificuldades respiratórias.

Como a infância é uma fase de descobertas, em que se tem contato com diversas novidades por meio da ingestão, inalação e pelo toque, é comum que as alergias em crianças se manifestem nesta fase. Por isso, listamos 4 alergias mais comuns e respondemos a questões, para te ajudar a entender qual o momento ideal para procurar ajuda médica.

1. Alergias respiratórias

Consideradas as mais comuns, as alergias respiratórias podem se manifestar por meio da rinite e da asma. Na rinite, comumente causada por partículas inaladas, os sintomas são: coceiras, espirros, coriza e entupimento nasal. Enquanto a asma, que é associada a ambientes fechados, com pouca luz solar e propício a ácaros, insetos e pelos de animais domésticos, causa chiados no peito, falta de ar e tosse.

2. Alergias alimentares

As alergias em crianças causadas por alimentos podem aparecer tanto na primeira ingestão, quanto no consumo recorrente. E sabe qual o alimento que mais causa alergias? O leite de vaca. E esta alergia pode aparecer tanto pelo seu consumo, quanto por ingestão cruzada, que é quando a mãe ingere a substância e amamenta ao bebê.

Por isso, deve-se observar os sintomas e, caso haja alguma suspeita, consultar um médico. Além do leite, ovos, soja, peixes, trigo e o amendoim são comuns em causar alergias. Principais sintomas: vômito, diarreia, erupções na pele, dificuldades respiratórias e mal-estar.

3. Alergias de contato

As alergias de contato provocam reações inflamatórias na pele, após a exposição a algum componente que provoque irritação. As mais comuns são as dermatites, também chamada de eczemas, e a urticária.

As dermatites têm como principais sintomas vermelhidão, coceira e descamação da pele e podem ser causadas por produtos como, por exemplo, cremes e shampoos; enquanto a urticária provoca coceira intensa, placas vermelhas pelo corpo e possíveis inchaços na pele. Sua causa pode estar relacionada a sensibilidade a alguns medicamentos.

4. Alergia a picadas de insetos

Nesse caso, sintomas como vermelhidão na pele, dor ou coceira e até complicações respiratórias podem aparecer logo após a picada. Os principais responsáveis por esta alergia são as abelhas, formigas, pernilongos e vespas.

Como evitar alergias?

Não dá para impedir a criança de viver e brincar, por medo que ela desenvolva alergias. O que é necessário é observar os sintomas aparentes e, a partir daí, identificar as causas e evitar os fatores de risco.

Alergia é hereditária?

Sim. Pais alérgicos têm mais chances de ter filhos alérgicos. Mas é possível alergias em crianças sem fatores hereditários.

Como distinguir alergias em crianças de resfriados?

A rinite alérgica apresenta sintomas semelhantes aos de um resfriado. Por isso, é preciso observar se a criança apresenta sintomas naquele momento ou com frequência.

Se o seu pequeno está sempre com nariz entupido ou escorrendo, espirra com frequência, tem secreção nasal clara e líquida, respira pela boca, apresenta irritações na pele ou tosse seca, é possível que ele seja alérgico. E crianças alérgicas tendem a ser mais propensas a otites, sinusites e infecções nas vias aéreas.

Quando recorrer a um médico?

Se junto aos sinais comuns de alergia acontecer um inchaço na pele e no rosto, é hora de procurar um hospital. Nestes casos mais severos, pode acontecer um quadro mais grave, que provoque um choque anafilático, onde a reação alérgica pode comprometer o sistema respiratório e cardiovascular. O tratamento deve ser imediato e feito por um médico, pelo risco de morte.

Além de conhecer as alergias do seu filho, é essencial que se faça visitas regulares ao pediatra. Ele é o profissional mais indicado para te ajudar e tirar todas as suas dúvidas. E agora que você está por dentro das alergias em crianças, siga as nossas redes sociais e receba mais dicas.

Posts relacionados

Deixe um comentário