Por que ensinar meu filho a andar de bicicleta? Conheça 5 razões!

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Andar de bicicleta já não é uma atividade tão comum para muitos. Há pessoas que cresceram sem saber andar e nem mesmo têm vontade de aprender. Quando se tem um carro como meio de transporte principal, é mais fácil não querer conhecer outros, mesmo que por puro prazer em uma atividade nova.

Apesar de as cidades estarem mais desenvolvidas, ainda é possível ver muitas pessoas que estão resgatando o hábito de andar de bicicleta como atividade de lazer ou mesmo como transporte alterativo.

Ensinar uma criança a andar de bicicleta ainda tem alguns benefícios que vão além de evitar a poluição que o carro causa. Saiba algumas vantagens de ensinar seu filho a andar de bicicleta neste texto!

1. Auxilia no desenvolvimento

Atividades que auxiliam na coordenação motora de uma criança são recomendadas. Isso significa que, de preferência, nas atividades, os músculos devem ser estimulados e trabalhados. Isso, claro, com atividades de acordo com a idade da criança.

Andar de bicicleta é uma dessas atividades que permitem que a força dos músculos de diferentes partes do corpo seja aplicada, mas com a pressão certa. Por isso, a bicicleta deve ser comprada de acordo com a idade e peso do pequeno. Ela não pode ser tão pesada, por exemplo, para pedalar.

2. Cria um hábito saudável

Muitos hábitos saudáveis, como comer frutas e legumes, são aprendidos ainda na infância. Assim, na vida adulta, o cérebro já entende como algo comum para a rotina. E com atividades físicas não é diferente!

Ao ensinar seu pequeno a andar de bicicleta ainda enquanto ele é criança, você fará com que o cérebro dele encare a atividade como algo natural. Será um exercício saudável bem mais fácil de ele seguir praticando.

Powered by Rock Convert

3. Gasta mais a energia

Crianças são sinônimo de energia. Para gastá-la, elas procuram diversas atividades mais agitadas. Podem acabar desde correndo pela casa até pintando paredes ou jogando mais vídeo games. Não é muito comum que crianças fiquem paradas.

Se a criança estiver aprendendo a andar de bicicleta, ela terá uma atividade para liberar mais essa energia e adrenalina. Se ela já está praticando, poderá dar uma volta com os pais e se cansar ainda mais.

4. Permite lazer em família

Apesar de muitos pais terem uma rotina cheia e o corpo e a mente pedirem descanso, especialmente no fim de semana, quem tem filhos sabe que ele também demanda atenção. Entre outras atividades para fazer em família, também é legal incluir fazer um passeio de bicicleta em algum parque ou nas ruas do seu bairro.      

Afinal, não adianta querer que seu filho crie um hábito saudável e gostoso como andar de bicicleta se você não o acompanha! Esses momentos em família também são muito importantes para criar memórias agradáveis.

5. Promove o contato com o mundo real

Com tantos desenhos, séries, filmes e jogos infantis, pode ser difícil tirar o pequeno da frente de algum aparelho eletrônico. Mas é necessário, para o próprio desenvolvimento dele, que ele tenha períodos longe das tecnologias.

Ao andar de bicicleta, a criança pode ter mais contato com o mundo real, ver pessoas, lugares, plantas, animais, e aprender, especialmente, sobre cuidados no trânsito. 

Para ensinar seu filho a andar de bicicleta, é preciso ter paciência e bom humor, para que a criança se sinta segura. Além disso, procure locais sem veículos passando. A segurança deve vir em primeiro lugar. Por isso, mantenha o selim mais baixo e tenha uma bicicleta com rodinhas. Equipe a criança com capacete, luvas, joelheiras e cotoveleiras antes da pedalada.

Quer saber qual bicicleta comprar? Veja algumas opções na nossa loja virtual!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário