Animais de estimação e crianças: conheça o valor dessa amizade Animais de estimação e crianças: conheça o valor dessa amizade

Animais de estimação e crianças: conheça o valor dessa amizade

4 minutos para ler

Todo pai e toda mãe deseja passar mais tempo ao lado dos filhos, envolver-se nas atividades e sentimentos dos pimpolhinhos e contribuir para o aprendizado e desenvolvimento deles. Uma boa opção para a convivência com os pequenos, além de brinquedos e brincadeiras, é investir no vínculo entre animais de estimação e crianças.

Preparamos este post para falarmos sobre os benefícios que o convívio com animais de estimação traz para a meninada e para toda a família. Ótima leitura.

Quais os benefícios da relação animais de estimação e crianças?

A amizade entre as crianças com um pet vai além de apertar, brincar, ninar e alimentar o bichinho. A interatividade contribui para que trabalhem as emoções e, principalmente, o afeto. Com isso, os rebentos exercitam os sentimentos para enfrentar os desafios da vida.

O senso de responsabilidade e o desenvolvimento de habilidades são outros benefícios significativos dessa intimidade. Cuidar do animal ajuda na preparação da criança para a interação social e emocional com o mundo dos humanos.

Além desses, essa proximidade possibilita muitas experiências para o sistema imunológico, trazendo mais resistência para o organismo infantil.

Qual é o pet mais indicado para os pequenos?

Um animal de estimação tem que ser querido e bem tratado. Assim, antes de levá-lo para casa, lembre-se de considerar determinados fatores como o desejo da criança, o local em que ele ficará, o tamanho desse espaço, se ele é o ideal para o tipo de rotina da casa, quem vai tratar e quanto ele custa (comida, banho, tosa, veterinário).

Pensando nisso, separamos uma lista com alguns animais perfeitos para ter em casa. Confira a nossa relação de pets que podem fazer a festa dos seus filhos.

Cães

Cachorro e crianças costumam ser a combinação perfeita, afinal, os dois adoram e necessitam de afeto e muitas brincadeiras. Mas lembre-se de que é uma criatura que exige cuidados, espaço e atenção.

Gatos

Geralmente, o bichano é de temperamento calmo e receptivo aos carinhos infantis. É um ser que gosta de casa, principalmente de viver dentro dela. Mas atenção com os lindinhos que têm alergia ou que são irrequietos, pois o risco de arranhões é grande.

Peixes

Peixe também é uma boa escolha, pois, cuidar deles é bem simples e consiste, basicamente, em limpar bem o aquário e evitar dar comida demais. As cores e a movimentação atraem o interesse da turma, especialmente a dos menorezinhos.

Passarinhos

Passarinho canta e vive em gaiola, mas existem espécies que podem ser treinadas. Mantê-la limpa, com comida e água fresca para beber e tomar banho — use vasilhas separadas — garante uma vida longa ao emplumado.

Coelhos

Crianças gostam de coelhos, mas, apesar de viverem correndo e pulando, eles são frágeis e, por isso, é preciso brincar com cuidado. Além disso, são roedores e podem morder, quando irritados. Também precisam ficar fora da gaiola, diariamente, para dar uma “esticada”.

Hamsters

Ah, o hamster. Este é um bichinho que funciona bem como um preparatório para um futuro cão ou gato. O roedor vive em gaiola, ocupando pouco espaço na casa, e gosta de interagir e brincar. Mas é delicado e precisa ter carinho ao tocá-lo, o que não significa que não seja esperto e capaz de fugir na primeira chance. Portanto, atenção na hora de limpar a moradia dele.

Como você percebeu, a coexistência entre animais de estimação e crianças é muito positiva como ferramenta para o crescimento harmonioso e saudável dos seus filhos. A presença de um bichinho amado, associada a outros itens que estimulem a criatividade dos meninos e meninas e os relacionamentos, é importante para a aproximação entre você e os pequenos. E traz mudanças relevantes na rotina da família.

Gostou deste post? Para receber diretamente no seu e-mail artigos sobre este e outros assuntos relacionados ao crescimento e desenvolvimento dos filhos, é só assinar a nossa newsletter.

Posts relacionados

Deixe um comentário