Aprenda como jogar Dobble!

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Hoje, vamos falar sobre como jogar Dobble, um jogo de cartas diferente e intrigante – já começando por suas 55 cartas, que são redondas e multicoloridas, com o detalhe de que todas elas são diferentes entre si.

Cada carta tem 8 desenhos diferentes, sendo que cada par delas  terá apenas um desenho em comum. São 57 desenhos no total, distribuídos pelas 55 cartas. O nome Dobble vem de double — dupla, em francês, língua de seus criadores — e consiste em localizar o mais rápido possível o desenho em comum, a dupla, entre duas cartas.

O jogo é importante no sentido psicopedagógico, pois ajuda a desenvolver, por meio de brincadeiras, o vocabulário, a busca de semelhanças entre símbolos, a atenção seletiva, a  percepção visual de detalhes, entre outros aspectos cognitivos.

O Dobble oferece 5 maneiras de jogar bem-interessantes e divertidas. Vamos a elas.

JOGO DOBBLE – Clique na imagem para acessar nosso site.

Torre do caos

Consiste em colocar o monte de cartas no centro da mesa com os desenhos virados para cima. Cada jogador terá uma carta também, virada para baixo. Ao ser iniciada a rodada, os jogadores deverão virar suas cartas para cima e serem rápidos ao verificar o par que sua carta faz com a primeira do monte, falando rapidamente e pegando a carta para si.

Após a carta ser tirada, aquele que aparecer no monte já entra na rodada, repetindo-se o ciclo até o final do monte. Ganha quem ficar com mais cartas ao final.

O poço

Após distribuir todas as cartas aos jogadores, a última carta fica no centro da mesa com os desenhos virados para cima. Os jogadores colocam suas cartas em uma pilha à sua frente, viradas para baixo.

O jogo se inicia com os jogadores virando sua pilha de cartas para cima. O objetivo é livrar-se das cartas, vendo o que elas têm de par com a que estiver no centro, falando o que é e colocando-a sobre a do centro. Como a do centro muda cada vez que alguém a substitui, o jogador tem que ser muito rápido para se livrar de suas cartas.

O perdedor é quem fica com o descarte final.

Powered by Rock Convert

Batata Quente

Cada jogador recebe uma carta, que mantém escondida, sem olhar seus desenhos. O jogo se inicia com os jogadores revelando suas cartas. O objetivo é livrar-se de sua carta, localizando o mais rápido possível o par em comum em uma das cartas dos oponentes, dizendo qual é o desenho e colocando a sua carta sobre ela em seguida.

O oponente que recebeu a carta deverá usá-la agora para localizar o par em outra carta e passar seu monte para o outro. Aquele que ficar com todas as cartas perde a rodada.

Temos que pegar

Uma carta é colocada no centro da mesa, com os desenhos virados para cima. Ao redor dela, coloca-se uma carta para cada jogador, virada para baixo. As cartas restantes ficam separadas para serem utilizadas posteriormente.

Os jogadores não tocam nas cartas inicialmente. O objetivo é identificar o par de desenho entre a do centro e qualquer outra carta ao redor dela. Quem identifica fala qual é o desenho e pega a carta que está ao redor. A carta do centro fica onde está.

Após acabarem as cartas ao redor, a do centro vai para o final da pilha, e novas cartas são colocadas na mesa. Quem ficar com mais cartas ganha o jogo.

Presente de grego

É distribuída uma carta para cada jogador, virada para baixo. No centro, há uma pilha de cartas viradas para cima. O jogo se inicia com os jogadores revelando suas cartas.

O jogador deverá identificar os desenhos em comum entre a carta do centro e a de um oponente, falando qual é o desenho e colocando a carta do centro sobre a do oponente.

O jogo continua, utilizando a carta do centro que foi revelada. O jogo acaba quando a pilha de cartas do centro termina, ganhando quem tiver menos cartas.

Gostou de nossas dicas de como jogar Dobble? É muito fácil e divertido, não? Na JC Brinquedos, nós temos esse incrível jogo, que atrai todas faixas etárias.
Acesse nosso site e confira todos os nossos produtos!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário