Sem dúvida, um dos momentos mais aguardados pelos pais é ver o bebê aprendendo a falar. Eles começam com balbucios e gemidos e, quando menos se espera, pronunciam as primeiras palavras.
Aos poucos, a criança aprende a usar frases para descrever o que ouve, sente e vive. Contudo, muito antes de falar pela primeira vez, os bebês já aprendem como os adultos usam as regras de linguagem para se comunicar. Entre um e dois anos, eles conseguem formar frases com duas ou três palavras.
Por isso, nesse período, é muito importante estimular a criança que está aprendendo a falar. Neste post, daremos dicas de como você pode ajudar seu filho nessa fase da vida dele. Confira!
Narre as coisas para a criança
Quando seu bebê está aprendendo a falar, é muito importante que você converse sobre o ambiente que o rodeia. Durante um passeio no parque, por exemplo, apresente o que são os pássaros, as árvores e os animais. Essa atitude dá forma às palavras e a criança consegue associar o som ao objeto, ficando muito mais simples decorar o nome dele.
Uma questão que os pais devem evitar é pegar algo que a criança peça apenas apontando com as mãos, sem verbalizar. Isso pode deixar a criança preguiçosa e não a incentiva a aprender o nome do objeto que ela quer. Assim, sempre oriente seu filho a falar o que ele deseja. Caso ele não consiga, verbalize a palavra para que ele aprenda e possa reproduzir no futuro.
Diga sempre a pronúncia correta
Os bebês aprendem observando e imitando — sejam os movimentos da boca, sorrisos, piscadas dos olhos ou qualquer outra ação. Com a pronúncia das palavras não é diferente. A criança aprende observando e se ela aprende errado, corrigi-la pode ser trabalhoso. Nessa fase, também é normal que a criança não consiga pronunciar alguns sons, como trocar o R pelo L. Em vez de falar barulho elas pronunciam “balulo”. Nesses momentos, ensine-a a falar separando as sílabas de maneira clara, “ba-ru-lho”, sempre pedindo para que ela repita depois.
Leia histórias
Ler histórias para a criança, além de estimular a criatividade e a imaginação, também aumentam o vocabulário dela. Histórias infantis que tenham personagens engraçados e poemas com ritmo e sonoridade acentuada são boas opções. Ressaltando que a leitura não pode ser mecanizada e lenta. Então, leia com emoção, sempre pontuando cada frase.
Cante para a criança
Cantar com o bebê também é muito importante nessa fase. O ato de cantar transforma a fala em brincadeira e isso ajuda no incentivo, desenvolvimento da linguagem e do vocabulário. Outro ponto importante são os refrões das canções. A repetição prende a atenção da criança nas diferentes sonoridades e melodias. Isso é importante para o desenvolvimento do bebê que está aprendendo a falar, além de ser divertido.
Faça gestos ao falar com a criança
Ações não verbais são tão importantes quanto a fala em si. Um exemplo disso é apontar para um objeto quando for pegá-lo: “a mamãe vai pegar esse copo”. Isso facilita a memorização da palavra. Falar sempre dentro de um contexto e fazer gestos, apontando para os objetos, é necessário e favorecem o aprendizado, pois é uma maneira de mostrar o mundo para a criança.
Por fim, cada criança tem um ritmo de desenvolvimento e caso seu filho demore um pouco mais para pronunciar as primeiras palavras, não se preocupe. Quando o bebê está aprendendo a falar é necessário incentivá-lo, porém, também é preciso dar tempo e espaço para a criança se desenvolver. Assim, a demora só é preocupante quando a criança passa dos 24 meses sem conseguir dizer nenhuma palavra. Nesse caso, levá-la a um pediatra e a um fonoaudiólogo pode ser necessário.
Então, gostou dessas dicas? Para ficar ainda mais informado leia o nosso post sobre a importância da brincadeira para o desenvolvimento dos bebês!