Se o seu bebê já está engatinhando ou está prestes a começar, este texto é para você! Até aqui, você e seu pequeno provavelmente já passaram inúmeras fases juntos, como quando ele começou a balbuciar os primeiros sons, dormir noites inteiras, pegar objetos, deu a primeira gargalhada e até comeu sua primeira papinha.
Mas um bebê engatinhando exige alguns cuidados e estímulos para que tudo ocorra de forma segura e logo ele inicie os seus primeiros passinhos. Por isso, acompanhe as nossas dicas a seguir!
Bebê engatinhando: o que isso significa?
Quando um bebê começa a engatinhar é porque ele está adquirindo equilíbrio e fortalecendo seus músculos das costas, braços e pernas. Essa fase acontece por volta dos 6 ou 7 meses e vai até um ano, quando ele começa a dar os primeiros passos.
Fazendo uma linha do tempo bastante resumida, você vai perceber que ele já conseguiu segurar o pescoço, já consegue sentar sozinho e agora é o momento em que ele começará a explorar o mundo ou, nesse caso, a sua casa.
Como tomar os devidos cuidados?
Agora seu bebê já percebeu que ficar sentado e olhando o mundo ao seu redor não é mais suficiente. Ele quer tocar, explorar e ir em busca dos objetos. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados e preparar a casa para que essa exploração se torne mais segura e ele não corra nenhum risco.
Proteja as tomadas
A primeira coisa que você deve fazer é sair em busca de todas as tomadas que ele pode alcançar ao engatinhar. E não subestime a sua capacidade de alcançar as coisas, pois logo ele estará subindo nos móveis para pegar o que quer. E as tomadas podem ser bastante atraentes aos olhos desses pequenos exploradores, por isso, coloque protetores em todas elas.
Tome cuidado com móveis e escadas
Os móveis têm pontas que podem machucar o bebê, que ainda está aprendendo sobre equilíbrio e noção de espaço. E, ainda mais perigoso que isso, é a presença de degraus e escadas em casa. Se possível, coloque uma grade para bloquear o acesso a esses locais e protetores de quina nos cantinhos mais perigosos.
Fique atento ao piso
Uma ótima recomendação é deixá-los bastante tempo no chão, assim eles se sentem mais seguros para se movimentar. Para isso, mantenha o chão sempre limpo e dê preferência para pisos de madeira. Entretanto, se esse não é o seu caso, você pode optar por um tatame, que é macio e, se for bem colorido, ainda pode ajudar a estimulá-lo.
Como estimular o seu bebê?
E por falar em estímulo, deixá-lo no chão para que se movimente, como falamos acima, já é por si só algo estimulante. Mas existem outras coisas que podem ajudá-lo nesse momento. Uma opção é deixar alguns brinquedos que o seu filho goste a uma certa distância para que ele tenha que se movimentar para pegar. Isso vai fazer com que ele vá testando seus músculos até que tenha segurança para ficar completamente em quatro apoios.
Também é importante lembrar que algumas crianças têm jeitos diferentes de se locomover antes de dar os primeiros passos. Pode ser que rastejar ou arrastar o bumbum, por exemplo, pode ser o jeito que seu filho encontrou e que deu mais certo para ele. E tudo bem, cada bebê tem seu tempo e sua maneira! O importante é que você perceba o interesse dele em se locomover.
Portanto, se você tem um bebê engatinhando ou prestes a começar, lembre-se de adaptar a sua casa para esse momento, que é apenas o início da sua independência. Incentive-o, mas sem forçar nada, respeite o tempo dele e se atente a pequenos objetos ao seu redor.
E então, gostou deste artigo? Que tal assinar a nossa newsletter para não perder mais nada sobre o fantástico universo infantil? Estamos esperando por você!