Bicicleta para crianças: saiba como escolher o modelo ideal

3 minutos para ler

Diante das inúmeras opções disponíveis no mercado, escolher uma bicicleta para crianças pode parecer tarefa difícil, não é mesmo? Além da diversão, o brinquedo ajuda no desenvolvimento de algumas capacidades dos pequenos, como equilíbrio e funções motoras.

No entanto, é preciso que você fique atento a determinados fatores que podem influenciar na compra, já que os modelos variam conforme a idade, o sexo, o tamanho, e principalmente as medidas de segurança necessárias para cada criança.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você considerar ao adquirir uma bicicleta para o seu filho. Confira!

Gosto da criança

De nada adianta comprar uma bicicleta que a criança não goste da cor ou do design — ela vai deixá-la de lado em pouco tempo. Então, para não errar na escolha, peça dicas ao seu filho sobre cores, temas ou desenhos.

Para agradar a todos, o mercado tem se atualizado constantemente e disponibiliza opções para os mais diversos gostos. Existem modelos inspirados em desenhos, filmes e, até mesmo, nos jogos do momento.

Tamanho

O tamanho inadequado de bicicleta para crianças pode causar desde dores e desconforto até acidentes. Sendo assim, é preciso avaliar a medida da criança e da bicicleta, de forma a evitar bikes muito grandes ou muito pequenas.

Com isso, você pode seguir os seguintes direcionamentos:

  • Aro 12: indicado para crianças a partir de 3 anos e até 21 kg;
  • Aro 14: indicado para crianças a partir dos 4 anos e até 25 kg;
  • Aro 16: indicado para crianças a partir dos 7 anos e até 30 kg;
  • Aro 20: indicado para crianças de 7 anos ou mais e até 45 kg.

O tamanho ideal de bicicleta para crianças deve levar em consideração a idade e o peso para determinar o aro mais adequado.

Crescimento

Além de escolher um modelo que agrade ao seu filho e esteja de acordo com o tamanho dele, é indispensável pensar no custo-benefício antes de realizar a compra. Escolha materiais de boa qualidade que vão durar por um bom tempo, já que crianças crescem muito rápido.

Habilidades

Caso o seu filho ainda não saiba andar de bicicleta e não tenha equilíbrio, existem alternativas com rodinhas de apoio. Por outro lado, se ele já tiver mais habilidade, não há necessidade desse suporte.

Também é importante ficar atento ao local dos passeios. Se o seu filho ainda não tem o costume de andar de bicicleta, para evitar acidentes, escolha espaços grandes, abertos, sem muitas pessoas ou obstáculos.

Acessórios essenciais

A segurança deve vir sempre em primeiro lugar. Então, nunca deixe o seu filho sem capacete, joelheira, cotoveleira, suporte para garrafinha de água e observe se o novo brinquedo vem com buzina. Além disso, certifique-se de que não há objetos expostos que possam machucar a criança.

Para escolher uma bicicleta para crianças, além de considerar as dicas acima, verifique se ela é registrada pelo INMETRO. No mais, o exercício sobre duas rodas faz com que você passe mais tempo com a família e tire o seu filho das telinhas do computador e da televisão!

Precisando de ajuda para encontrar a bicicleta ideal? Entre em contato conosco!

Posts relacionados

Deixe um comentário