Seus filhos têm brigado muito e isso está lhe deixando sem saber o que fazer? Acompanhe este post e saiba como solucionar a briga de crianças.
Briga entre irmãos é uma situação muito comum de acontecer, pois, cada um quer seu espaço ou não quer dividir os seus brinquedos. Contudo, quando essas brigas e discussões passam a interferir psicologicamente ou fisicamente em uma das crianças é dado o sinal de alerta.
Para que essas birras e brigas de crianças não se tornem situações mais graves, preparamos 5 dicas de como você pode intervir nesses desentendimentos. Confira:
1. Converse com as crianças
O primeiro passo para entender a briga de crianças é saber o motivo do desentendimento. Então, quando se deparar com uma situação dessa, tente conversar e saber o motivo da discordância.
Com a conversa, além de entender os motivos, você conseguirá acalmar os nervos dos seus filhos, fazendo com que a discussão acabe.
2. Controle o tom de voz
Os filhos são o espelho dos pais, não é mesmo? Então, gritar ou xingar as crianças não fará com que elas aprendam a ser mais pacíficas e parem de brigar. Muito pelo contrário, elas tentarão “imitar” você aumentado o tom de voz, fazendo com que os nervos fiquem ainda mais agitados e piorando os desentendimentos.
3. Ensine a dividir
A principal causa da briga de crianças é a individualidade. Algumas querem os brinquedos só pra elas, outras querem toda a atenção para si ou não querem dividir os jogos e o espaço para brincadeiras.
Sendo assim, desde pequenos, ensine-os a dividir. Ensine a alternar cada brinquedo e atenção para que ao crescerem não se tornem egoístas, gerando brigas por qualquer coisa, já que esse comportamento pode se repetir com os amiguinhos na escola, e não só em casa.
Entretanto, antes de conversar e tentar intervir, fique atenta se a discussão poderá ser resolvida entre as crianças, ou seja, avalie o momento certo de tomar uma decisão, mas caso tome maiores proporções, é o seu momento de agir.
4. Ofereça soluções
Quando você entender os motivos das brigas, não só pare com a discussão, mas também ofereça soluções para elas. Uma criança pegou o brinquedo da outra? Que tal deixar um pouquinho com ela e depois pegar de volta? Ou até mesmo escolher outro brinquedo para brincar.
5. Crie regras
Criar regras e impor limites é a melhor solução para que as brigas de crianças não aconteçam.
Quando seus filhos começarem a associar as brigas com consequências ruins, eles pensarão duas vezes antes de discutir.
Um exemplo? Se gritar um com o outro a brincadeira será encerrada e todos vão para o quarto. Tomou o brinquedo do irmão? Então ficará sem o jogo favorito. Isso vale não só em casa, como também no relacionamento com as outras crianças.
Sendo assim, se o seu filho estiver atrapalhando ou brigando com os coleguinhas, tire-o da brincadeira e diga que só voltará a se divertir quando aprender a não discutir com os amigos.
A briga de crianças costuma ser resolvida com conversas e com a criação de regras, porém, se, mesmo assim seus filhos não aprenderem a dividir e serem mais pacíficos é preciso estipular limites mais rígidos, para que assim, não se transformem em adultos egoístas.
Quer receber mais conteúdos como esse? Assine a nossa newsletter e tenha acesso as nossas novidades em primeira mão!
Excelente conteúdo
Olá, Sandra!
Ficamos felizes em saber que você está gostando das nossas dicas do Blog! Todo mês temos conteúdos novos!
Att, Equipe JC Kids