5 brincadeiras antigas de criança para divertir a família

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Engana-se quem pensa que brincadeiras antigas de criança não fazem mais sucesso. Atualmente, apesar de as crianças terem mais acesso a distrações tecnológicas, atividades clássicas e dinâmicas também podem diverti-las, além de estimular o crescimento e a criatividade nesta era digital.

Além do mais, jogos clássicos são muito simples e toda a família pode se divertir. Isso, além de importante para a saúde emocional, física e intelectual da criança, ainda aumenta o laço familiar e cria ótimas memórias para os pequenos.

Neste artigo, mostraremos 5 dicas de brincadeiras antigas de criança para você brincar muito com seus filhos. Veja!

1. Amarelinha

A amarelinha é uma brincadeira clássica que trabalha o condicionamento físico, o equilíbrio e, até mesmo, as noções básicas de matemática. Para jogar, basta desenhar no chão um caminho enumerado de 1 a 10, alternando entre uma e duas casas lado a lado.

O jogador joga uma pedra em uma das casas, sempre obedecendo à ordem numérica. A ideia é seguir o trajeto até chegar no “céu”. Para isso, a criança segue pulando dentro dos quadrados, sem pisar fora, na linha ou na casa em que está a pedra.

Chegando no céu, retorna-se pelo mesmo caminho, porém, dessa vez, deve-se apanhar a pedra. Ganha quem fizer todo o percurso sem cometer erros.

2. Passa anel

Outra brincadeira antiga de criança que também é muito benéfica para o desenvolvimento infantil é o passa anel. Essa atividade desenvolve o respeito pelos demais, além do trabalho em equipe. Para brincar, um jogador permanece com o anel na mão, enquanto os outros sentam-se no chão com as palmas das mãos em formato de concha.

A criança que está com o anel passa por cada um dos jogadores e solta o objeto na mão de um deles, sem que os outros vejam. Depois, pergunta a um dos jogadores para quem foi entregue o anel. Se ele acertar é o próximo a passar; se errar, quem recebeu o anel fica com a função.

Powered by Rock Convert

3. Pular corda

Pular corda é uma das melhores atividades para as crianças — estimula a coordenação motora, faz bem para a saúde e é muito versátil, já que dá para brincar sozinho ou em grupo. Basta uma corda e muita energia para saltar.

As crianças podem pular variando os saltos (com dois pés, com um pé só, cruzando a corda etc) ou pular em ritmo de músicas. As canções mais comuns são: “um homem bateu em minha porta”, “com quem você pretende se casar”, “subi na roseira”, entre outras. Basta usar a criatividade e se divertir!

4. Bolinha de gude

A bolinha de gude é outra brincadeira antiga de criança que também é muito divertida. Para brincar basta fazer um buraquinho no chão para ser a “poça”. O jogador que acertar a bolinha de gude dentro do buraco tem a oportunidade de jogar sua bolinha contra a dos outros jogadores.

Se acertar, ele pode pegar essa bolinha para si. Caso erre, a vez passa para o outro. O jogo termina quando um dos jogadores fica sem bolinhas. Essa brincadeira fica ainda melhor quando a criança solta a imaginação e cria diferentes percursos para dificultar as jogadas.

5. Jogo da memória

O jogo da memória (clique aqui e acesse nosso site) é uma brincadeira que estimula o raciocínio, a memória fotográfica, a concentração e a observação das crianças. O mais legal desse jogo é que ele pode ser comprado já pronto ou os pais podem fazê-lo com as crianças.

Basta recortar ou desenhar peças iguais, por exemplo: duas árvores, dois gatos, dois cachorros e assim por diante. Depois, basta virar as peças para baixo e misturá-las. Para jogar, o participante vira uma peça e precisa lembrar onde estava o desenho igual.

No mais, além das brincadeiras antigas de crianças, é importante que ela também crie e desenvolva a forma de brincar. Esse processo é essencial para o desenvolvimento infantil, pois estimula sua criatividade, personalidade e seu crescimento psicossocial. Por isso, aproveite todas essas opções e curta as brincadeiras em família!

E ai, gostou das dicas? Então veja nosso post sobre jogo da memória para crianças e conheça todos os benefícios dessa brincadeira!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário