Com tantos avanços tecnológicos, brincadeiras ao ar livre se tornaram cada vez mais raras. Hoje, as crianças preferem passar tempo em frente da televisão ou brincando com videogames, tablets e computadores do que estar no quintal de casa ou na rua com os amigos.
Entretanto, o excesso de tecnologia pode ser bastante prejudicial para os pequenos em diversos aspectos, desde a dificuldade de socialização até questões como o desenvolvimento de habilidades motoras, que são muito importantes durante a vida. Por isso, os pais têm papel importante no sentido de motivar os filhos a brincarem ao ar livre.
Para ajudar nesse desafio, mostraremos 4 brincadeiras ao ar livre que você pode fazer com o seu filho, estimulando-o a largar um pouco as tecnologias e se divertir de outras maneiras. Acompanhe!
1. Esconde-esconde
Uma das brincadeiras mais tradicionais da infância, ela também é muito divertida. Várias habilidades são desenvolvidas quando a criança brinca de esconde-esconde, começando pela socialização, já que a atividade se torna ainda mais legal quando há vários amigos participando. Então, os pequenos vão querer chamar os amiguinhos.
Para brincar, basta definir quem será a pessoa que procurará os outros. Ela escolhe um lugar para a saída, fecha os olhos e conta até 50. Assim, depois que todos se esconderam, ela deve sair procurando os outros. Quando encontrar, os dois correm até a saída e quem chegar primeiro vence. No fim, o primeiro a ser encontrado é quem procura na rodada seguinte.
Brincar de esconde-esconde desenvolve várias habilidades motoras dos pequenos, pois eles precisam correr e ter noção de espaço. Além disso, também desenvolve habilidades de raciocínio e estratégia, para buscar um bom esconderijo.
2. Amarelinha
Brincar de amarelinha também é muito divertido. Uma vantagem dessa brincadeira é que não são necessárias tantas pessoas quanto o esconde-esconde. Portanto, é uma das ótimas brincadeiras ao ar livre que você pode realizar com seu filho no tempo livre, aumentando a conexão de vocês.
Basta riscar as casas da amarelinha no chão, arrumar uma pedrinha e pular todas as casas, até chegar ao céu. Ou você pode fazer uma amarelinha junto com ele e tê-la pronta, para brincar sempre que quiser, mesmo em dias chuvosos. Também desenvolve várias habilidades motoras das crianças, como o equilíbrio, já que elas devem pular em um pé só.
3. Elástico
Há muito tempo não se vê mais crianças brincando de pular elástico com a mesma frequência que antigamente. Entretanto, a brincadeira é muito divertida e estimula a coordenação motora e a memória das crianças, que precisam decorar a sequência que precisam fazer.
Para brincar, coloque o elástico preso entre duas crianças. Depois, basta fazer a sequência correta de movimentos para passar de fase. Quando avançar, o elástico sobe, para que a brincadeira se torne mais difícil e as crianças se sintam desafiadas.
É necessário pelo menos três pessoas para que a brincadeira dê certo!
4. Bicicleta
Se tem algo capaz de conquistar as crianças de todas as idades é a bicicleta. Uma das brincadeiras ao ar livre preferidas dos pequenos até os mais grandinhos, as bicicletas são excelentes, pois além da coordenação motora e do equilíbrio, elas também desenvolvem confiança.
Afinal, eles devem começar desde pequenos, com as bicicletas com rodinha ou triciclos. À medida que vão crescendo e adquirindo independência, podem tirar os apoios, ganhar uma bicicleta maior e até andarem sozinhos. Mas não esqueça dos equipamentos de segurança, para evitar acidentes graves.
Como é uma atividade que necessita da supervisão de um adulto, é um excelente momento para você estreitar a sua relação com seu filho, passar um tempo com ele e mostrar que estará sempre disponível, servindo de suporte em qualquer dificuldade. Acredite, isso será ótimo para a relação de vocês!
Agora que você já conhece algumas brincadeiras ao ar livre para estimular seu filho a largar o videogame, é bom ter também algumas alternativas para dias chuvosos. Leia nosso outro artigo e saiba como jogar Cara a Cara, um excelente jogo para os pequenos.