As férias escolares representam liberdade e muita diversão para as crianças, afinal, nesse período elas podem brincar mais e sair da rotina.
Assim, aproveitar as férias escolares e o tempo livre das crianças e dos pais, é uma ótima oportunidade para se divertir e ter momentos de qualidade em família.
Sabemos que sem as aulas, as crianças correm o risco de permanecer muito tempo em frente às telas, seja na Internet ou na televisão. Muitos pais encaram essa realidade dentro de casa e, por isso, se preocupam em incentivar os filhos a variar as formas de entretenimento.
Portanto, brincar com os pequenos, além de melhorar a convivência familiar, permite que os pais participem cada vez mais do universo da criança e contribuam para o seu desenvolvimento fora do ambiente digital.
Pensando nisso, selecionamos 5 brincadeiras diferentes para fazer durante as férias escolares do seu filho e se divertir muito. Acompanhe!
1. Festa do pijama
Durante as férias, os pequenos não têm hora para levantar e sempre querem ficar acordados até mais tarde, não é mesmo? Como estamos de férias, é hora de relaxar e deixar que concretizem suas vontades de criança.
Então, aproveite essa ocasião para fazer uma festa do pijama! A atividade é uma maneira divertida de surpreender as crianças.
Para isso, prepare o programa com guloseimas, maratona de filmes, histórias, jogos e tudo que possa incrementar a noite.
E para deixar a brincadeira ainda mais divertida vocês podem criar um desfile de fantasias. Vistam-se de super-heróis, princesas, personagens de filmes ou apenas usem roupas coloridas e chapéus engraçados. Isso é diversão garantida!
2. Acampamento na sala
Montar um acampamento em casa é uma alternativa para a festa do pijama. Também é uma oportunidade bem legal para contar histórias e promover um momento de jogos e atividades para os pequenos.
Assim, aproveite a ocasião e transforme a sala em um verdadeiro acampamento: prepare o ambiente e deixe-o aconchegante com colchões, sacos de dormir e barracas.
Vale tudo para criar uma atmosfera digna de um acampamento de escoteiro! Mantenha as cortinas fechadas para deixar o ambiente mais misterioso, use lanternas, decore o chão com folhas verdes, amarelas e vermelhas, além de outras decorações nas paredes, como árvores e estrelas.
Esses detalhes deixam a brincadeira ainda mais divertida e empolgante. E você pode contar com a ajuda dos pequenos! Afinal, eles adoram colocar a mão na massa para a decoração, não é mesmo?
3. Gincanas
Se você tiver mais de um filho ou puder convidar os primos e amigos para participar, as gincanas são excelentes ideias de brincadeiras diferentes para se divertir com as crianças. Essas atividades auxiliam no desenvolvimento motor, criativo e social dos pequenos.
Para tanto, brincadeiras diferentes nas férias não faltam. São diversas opções para gincana, como:
- corrida de três pernas,
- carrinho de mão,
- corrida do ovo,
- dança das cadeiras,
- corrida do saco,
- cabo de guerra,
- mímica,
- surfar na grama com caixa de papelão,
- cobra-cega, entre muitas outras.
Sem contar que uma gincana é uma ótima oportunidade para levar as crianças ao ar livre. É super importante que elas tenham contato com a natureza e interajam com o meio ambiente.
4. Caça ao tesouro
Uma das melhores brincadeiras diferentes para fazer com as crianças (inclusive para inserir na gincana) é desenvolver uma caça ao tesouro.
E o mais legal dela é que qualquer criança pode jogar, não importa a idade — a participação dos pais como organizadores deixa o momento ainda mais especial e memorável.
Uma dica para deixar a caça ao tesouro ainda mais divertida e inclusiva até com os mais novos é fazê-la ao estilo de “siga o barbante”.
Para organizar o jogo, passe um fio de barbante por vários locais da casa, criando uma espécie de teia, e espalhe papéis com dicas ou desafios para os pequenos cumprirem.
Crie enigmas e solte a criatividade para entreter as crianças e deixá-las curiosas para chegar ao tesouro final.
E você também pode colocar uma venda nas crianças e as guie até que elas cheguem no final do percurso. Ganha quem terminar primeiro.
5. Brincadeiras de pintar
Atividades com pinturas estimulam o instinto criativo da criança, sua coordenação motora e ainda aproxima os pais dos filhos, proporcionando mais interação familiar.
Porém, quando pensamos em pintura pensamos em bagunça. Associamos tinta à mãozinhas de tinta marcadas nas paredes e móveis e uma baita sujeira para limpar depois. Mas a escolha do material pode ajudar a minimizar a bagunça dos pequenos.
As tintas guache são as mais conhecidas e usadas para esse fim, justamente por serem tintas laváveis e fáceis de limpar. Mas você também pode variar fazendo tintas caseiras, feitas com creme de barbear e corantes.
E para elevar as brincadeiras de pintar a outro patamar, a JC Kids traz um passo a passo coringa:
- encontre um local bem aberto e arejado,
- estique um papel grande pelo chão,
- envolva os pés das crianças com plástico bolha e
- deixe que elas pisem na tinta e carimbem o papel com os pés
Temos certeza que as crianças vão gostar de usar os pés ao invés das mãos para fazer uma pintura. Uma atividade diferente que, com certeza, renderá bons momentos.
Com base nessas dicas de brincadeiras diferentes, aproveite para se divertir com as crianças nas férias. Esses momentos são muito importantes, pois as brincadeiras compartilhadas com os pais criam memórias que os pequenos nunca esquecerão, além de aumentar o vínculo e o afeto familiar.
E então, gostou das nossas dicas? Aproveite a visita e leia o nosso post sobre o jogo da memória para as crianças e os benefícios dessa brincadeira!