5 brincadeiras diferentes para se divertir com os filhos nas férias

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

As férias escolares representam liberdade e muita diversão para as crianças, afinal, nesse período elas podem brincar mais e sair da rotina. Assim, aproveitar tal tempo para fazer brincadeiras diferentes é muito importante para que os pais possam se divertir com os filhos.

O brincar é a principal distração dos pequenos. Por isso, participar desses momentos, além de melhorar a convivência familiar, permite que os pais adentrem cada vez mais no universo da criança e contribuam para o seu desenvolvimento.

Pensando nisso, selecionamos 5 brincadeiras diferentes para você aproveitar com seu filho e se divertir muito durante as férias escolares. Acompanhe!

1. Festa do pijama

Durante as férias, os pequenos não têm hora para levantar e sempre querem ficar acordados até mais tarde, não é mesmo? Aproveite essa ocasião para fazer uma festa do pijama. Tal atividade é uma maneira divertida de surpreender as crianças.

Para isso, prepare o itinerário com guloseimas, maratona de filmes, histórias, jogos e tudo que possa incrementar a noite. Ainda, para variar essa brincadeira diferente, vocês podem criar um dia da fantasia. Vistam-se de super-heróis, princesas, personagens de filmes ou apenas usem roupas coloridas e chapéus engraçados. Isso é diversão garantida!

2. Acampamento na sala

Montar um acampamento em casa é uma alternativa para a festa do pijama. Assim, aproveite a ocasião e transforme a sala em um verdadeiro acampamento, estilo escoteiro: prepare o ambiente e deixe-o aconchegante com colchões, sacos de dormir e barracas.

Além do mais, mantenha as cortinas fechadas para deixar o ambiente mais misterioso, use lanternas, decore o chão com folhas verdes, amarelas e vermelhas, além de outras decorações nas paredes, como árvores e estrelas. Esses detalhes deixam a brincadeira ainda mais divertida e empolgante.

3. Gincanas

Se você tiver mais de um filho ou puder convidar os primos e amigos para participar, as gincanas são excelentes ideias de brincadeiras diferentes para se divertir com as crianças. Essas atividades auxiliam no desenvolvimento motor, criativo e social dos pequenos.

Powered by Rock Convert

Para tanto, brincadeiras não faltam. São diversas opções para gincana, como: corrida de três pernas, carrinho de mão, corrida do ovo, dança das cadeiras, corrida do saco, cabo de guerra, mímica, cobra-cega, entre muitas outras.

4. Caça ao tesouro

Uma das melhores brincadeiras diferentes para fazer com as crianças (inclusive para inserir na gincana) é desenvolver uma caçada ao tesouro. O mais legal dela é que qualquer criança pode jogar, não importa a idade — a participação dos pais como organizadores deixa o momento ainda mais especial e memorável.

Uma dica de caça ao tesouro que até os mais novos podem se divertir é o “siga o barbante”. Para organizar o jogo, passe um fio de barbante por vários locais da casa, criando uma espécie de teia, e espalhe papéis com dicas ou desafios para os pequenos cumprirem.

Coloque uma venda nas crianças e as guie até que elas cheguem no final do percurso. Ganha quem terminar primeiro.

5. Brincadeiras de pintar

Atividades com pinturas estimulam o instinto criativo da criança, sua coordenação motora e ainda aproxima os pais dos filhos, proporcionando mais interação familiar. Além das tintas guache, que são as mais comuns, você pode variar fazendo tintas caseiras, feitas com creme de barbear e corantes.

Aliás, para explorar as brincadeiras de pintar, estique um papel grande pelo chão e envolva os pés das crianças com plástico bolha para que elas pisem na tinta e carimbem o papel com os pés. Uma atividade diferente que, com certeza, renderá bons momentos.

Com base nessas dicas de brincadeiras diferentes, aproveite para se divertir com as crianças nas férias. Esses momentos são muito importantes, pois as brincadeiras compartilhadas com os pais criam memórias que os pequenos nunca esquecerão, além de aumentar o vínculo e o afeto familiar.

E então, gostou das nossas dicas? Aproveite a visita e leia o nosso post sobre o jogo da memória para as crianças e os benefícios dessa brincadeira!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário