Levar as crianças para se divertirem à beira-mar é fundamental para a convivência da família e para a saúde e bem-estar de todos. Água, sol, areia, liberdade e… brinquedos para a praia.
Exatamente! Por mais maravilhoso que possa ser brincar com a água, a areia e ter contato com a natureza, é preciso ter atrativos para que os filhos não fiquem entediados depois de algumas horas.
Para garantir uma festa completa ao sabor da brisa marinha, elaboramos este artigo com uma relação de brincadeiras e brinquedos para animar a meninada. Boa leitura.
Conheça 5 dicas de brinquedos para a praia
Água e areia é uma combinação perfeita para a imaginação da criançada. Ela incentiva os sentidos, auxilia no crescimento e no desenvolvimento, além de contribuir para a coordenação motora.
Entretanto, se você adiciona outras atividades à diversão, certamente os meninos e meninas saberão dar vazão à criatividade e não perderão a motivação.
Nós relacionamos 5 sugestões para que você mantenha os pequenos ligados e felizes. Com a sua participação, é claro.
1.O jogo da memória
É muito fácil de jogar e permite variações. Desenhe um quadrado na areia de aproximadamente 1m x 1m. Divida-o em 4 colunas horizontais e 4 verticais. Com a divisão, você obtém 16 quadrados. O tamanho desse “tabuleiro” pode ser de acordo com a faixa etária dos que brincarão, com mais ou menos quadrados. Junte 8 pedras e 8 conchas e coloque-as, ao seu gosto, nos quadrados. Dê ao brincante um prazo de 5 a 10 segundos para que ele observe o posicionamento das “peças”. A seguir, ele deve retirá-las e recolocá-las no lugar em que estavam.Vence o jogo quem acertar mais posições.
2.Construir um castelo de areia
Você pode deixar a turma construir castelos do tamanho e formato que quiserem. Dos mais simples aos mais sofisticados. Tudo dependerá na idade e do interesse dos envolvidos. Vale a pena dar “pitacos” no trabalho dos “arquitetos mirins” e ajudar nos momentos mais complexos. Pegue uma pazinha, um baldinho e mãos à obra.
3. Vamos à caça do tesouro
Tem gente que dirá que a brincadeira é legal para crianças menores. Entretanto, adultos também podem participar para estreitar os laços com a gente miúda. Na primeira procura, você comanda. Na segunda, é a vez da criança. O divertimento tem outro sabor.
A proposta é fazer das conchas as preciosidades a serem encontradas: a maior, a menor, a mais listrada, a mais escura, a totalmente branca, por exemplo.
Você também pode optar por outro item a ser procurado. O que não pode é deixar de curtir a brincadeira.
4. É hora do Frescobol
Eis um jogo que põe os pimpolhos para queimar energia e fazer exercício físico praticando um esporte. Para valorizar a disputa, trace uma quadra na areia. Divida o retângulo ao meio para que essa linha sirva de rede. Jogadores a postos, raquetinha na mão e é só jogar.
As raquetes e bolinhas são fáceis de encontrar em lojas de brinquedos, inclusive pela internet .
5. Vai começar o Pega-pega
Outra atividade que é para a meninada se movimentar. Cada participante desenha um círculo ao seu redor. Só não faz isso aquele que foi escolhido para pegar.
Ao comando de “trocou”, os jogadores têm que mudar lugar. Quem for pego, troca de posição com quem o pegou.
Brincadeiras para a praia são fundamentais para que as crianças e os adultos, evidentemente, possam usufruir de tudo que o ambiente oferece em termos de saúde, espaço e contato com a natureza. Da mesma forma, são ferramentas que favorecem as afetividades e cumplicidades entre pais e filhos. O que, ao final das contas, é o melhor de tudo.
Gostou do post? Quer levar brinquedos para entreter os filhos em um ensolarado dia na praia? Que tal esta nossa sugestão?