5 brincadeiras para aprender inglês que seu filho precisa praticar

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

A infância é a época na qual aprendemos conceitos que levamos para a vida. Então, por que não acostumar a criança aos sons e palavras da língua inglesa? Trata-se de uma habilidade importante para a fase adulta e que se torna mais fácil quando desenvolvida desde cedo. A boa notícia é que uma simples brincadeira para aprender inglês pode ajudar!

Mesmo convivendo em ambientes em que as pessoas falam somente português, as crianças muito novas demoram anos para se inserir completamente nas estruturas da língua mãe. Essa é justamente a fase perfeita para apresentar um idioma estrangeiro aos pequenos, principalmente o inglês.

Por isso, não deixe de ler este artigo para encontrar a brincadeira para aprender inglês ideal para o seu filho!

Por que ensinar inglês para o seu filho desde pequeno?

O inglês é vantajoso por vários motivos. É uma língua utilizada em todo o mundo (vantagem para a criança, quando mais velha), apresenta estruturas muito semelhantes ao português — diferentemente do alemão, por exemplo — e conta com músicas, filmesdesenhos animados e muitas outras formas de entretenimento que nos rodeiam.

Ensinando o inglês para seu filho ainda pequeno, ele estará desde cedo acostumado com as estruturas de dois idiomas, claramente com o predomínio da língua mãe, uma vez que essa será necessária na rua, escola, mercado etc.

Quais são as melhores brincadeiras para aprender inglês?

1. Contagem em inglês pulando corda

Se você já conhece a brincadeira de pular corda, tudo fica mais fácil. A ideia é que a criança memorize os números do inglês com essa atividade tradicional de infância. O pequeno deve ter 6 anos ou mais e plena capacidade física para gastar energia pulando.

O único material necessário é uma corda. O ideal é que ela seja especificamente para o uso de crianças, já que essas vêm com apoios para segurar nas duas pontas, tamanho adequado e material não cortante.

Inicialmente, ensine a criança a contar em inglês de 0 a 10. Talvez seja necessário permanecer na primeira dezena nos primeiros dias, até que os números fiquem bem memorizados. Conforme ela pegue a prática, vá inserindo à contagem mais cinco números e assim por diante.

Para mostrar que você também está empenhado, compre uma corda a mais e pratique a brincadeira junto à criança. Será um ótimo momento de entrosamento!

2. Batata quente com nomes em inglês

A batata quente é outra brincadeira tradicional da infância que pode ser adaptada para o aprendizado do inglês. Diferentemente da anterior, ela requer pelo menos 5 participantes. A atividade é voltada para crianças a partir dos 6 anos — e os únicos recursos exigidos são alguns objetos simples do dia a dia.

A regra é a mesma da brincadeira tradicional: enquanto uma música toca, o objeto está passando de mãos em mãos ao redor do círculo. Quando ela for interrompida, a pessoa que está segurando o item precisa pronunciar o nome dele em inglês.

Quem errar o nome do objeto, fica de molho para a próxima rodada. A cada circuito, um item diferente é utilizado para desafiar as crianças. Ganha a brincadeira aquela que ficar por último. É uma ótima maneira de treinar a pronúncia do inglês e a associação entre palavras e coisas, além garantir bastante diversão!

3. Associação de colunas com imagens e palavras em inglês

Associar diretamente a palavra com aquilo que ela designa facilita muito a sua memorização pela criança, especialmente se isso ocorrer no meio de uma brincadeira. Esse é justamente o objetivo da atividade de associação entre as colunas com imagens e palavras em inglês.

Ela pode ser feita no chão da casa e exige alguns passos. É necessário que sejam impressas cerca de 10 palavras em inglês e, em papéis isolados, as imagens referentes a cada uma. Caso elas estejam em preto e branco, peça a ajuda da criança para colori-las. As palavras devem ser cortadas e deixadas isoladas.

Forme duas colunas sem seguir uma ordem preestabelecida: uma com as gravuras e a outra com as palavras. O objetivo da brincadeira é que a criança consiga colocar corretamente o máximo de palavras em cima de suas devidas imagens.

Quanto mais palavras e imagens, por mais tempo a brincadeira durará. No entanto, antes de começar, não se esqueça de demonstrar o nome correto de cada gravura. Embora você possa ajudá-la ao longo do jogo, a criança deve se esforçar para se lembrar de cada associação.

4.  Dança da cadeira com cards

A dança da cadeira é uma das brincadeiras infantis mais conhecidas. A boa notícia é que ela também pode servir de instrumento para ajudar as crianças no aprendizado do inglês.

Os recursos utilizados nessa atividade são algumas cadeiras ou bancos, papel e caneta. A regra principal é mesma da brincadeira tradicional: enquanto a música toca, as crianças estão andando ao redor das cadeiras.

A diferença é que, ao se sentarem, as crianças deverão encontrar um papel com o nome de algum objeto em inglês (os cards). Espera a próxima rodada quem não acertar a pronúncia do termo. Quem conseguir, continua na brincadeira. Ganha aquele que ficar por último e acertar a pronúncia de mais palavras.

5. Colorir desenhos com o inglês

As atividades de colorir são ótimas oportunidades de ensinar os nomes das principais cores na língua inglesa. Existem revistas específicas para esse objetivo, com as devidas legendas em inglês e atividades que exercitam a memorização das crianças.

Caso não encontre materiais em inglês voltados para essa função, não há problemas: junto com a criança, você pode adicionar as legendas nos desenhos — que podem ser de revistas de colorir em português ou imagens em preto e branco impressas — e tirar as dúvidas ao longo da atividade.

Como você pôde perceber, cada brincadeira para aprender inglês abordada precisa de um apoio para ser bem-sucedida, seja para corrigir a criança, seja para informar as regras da atividade. Sendo assim, é fundamental que os pais estimulem a prática do idioma ao longo da vida e sirvam de auxílio para os momentos lúdicos de aprendizado.

Agora que você conhece as atividades que melhoram o aprendizado de inglês do seu filho, veja também 8 brincadeiras para aprender matemática brincando!

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário