Saiba quais brincadeiras para bebês fazer nas suas diferentes fases

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Ter um bebê em casa é uma delícia. Acompanhar seu crescimento (que é muito rápido) também. Mas apesar de tanta correria e dedicação, é importante tirar um tempo para o relaxamento e para entretê-lo com brincadeiras para bebês.

Cada criança tem seu próprio ritmo de aprendizado, mas as brincadeiras auxiliam os pais a mostrarem o mundo ao seu filho. Além disso, desenvolve aspectos muito importantes do corpo e da mente da criança.

Brincar é a forma como as crianças aprendem sobre o universo ao seu redor. Portanto, é uma atividade de estímulos corporais e neurais que farão com que ela desenvolva seu corpo e seus sentimentos com relação a esse universo. Saiba quais brincadeiras fazer com seu bebê em casa fase!

De 0 a 3 meses: converse com ele

Se engana quem pensa que os recém-nascidos só comem e dormem e não precisam ainda desses estímulos! Nessa fase, ele está adaptando seus olhos aos diferentes tipos de iluminação, e também seus ouvidos aos sons.

A melhor brincadeira são conversas com vozes diferentes, as típicas vozes que se usam para falar com bebê. Isso demonstra carinho, aconchego e não desgasta nem irrita o recém-nascido.

Cantar ou ouvir músicas juntos também pode ser uma boa opção. Apenas cuide para que o volume não seja muito alto (para não gerar irritação, já que é comum eles preferirem dormir mais nessa fase).

De 3 a 6 meses: mostre objetos

Nessa fase, o bebê já reconhece as vozes de seus familiares e alguns elementos como seus brinquedos. É a fase na qual ele passa um pouco mais de tempo acordado e precisa de interação.

Invista em brinquedos para bebês e brinque junto com ele. Deixe-o sentir as texturas dos brinquedos e revirá-los nas mãos. Isso estimula a coordenação motora e força muscular.

Mostre e dê nome a cada brinquedo. Faça-o brincar de “cadê?” com esses brinquedos, mudando os objetos de posição ao redor da criança para que ela aprenda a procurar com a cabeça e olhar aquele brinquedo. Recompense demonstrando uma grande alegria!

De 6 a 9 meses: ajude o bebê a falar

Nessa fase, os bebês se sentam mais sozinhos, alguns engatinham e eles passam mais tempo querendo interagir. É a fase ideal para introduzir mais comunicação e ajudá-lo a começar a falar.

Repita mais os nomes dos brinquedos, pausadamente, estimulando o bebê a repetir junto com você. Estimule a criança a falar os nomes ou codinomes dos familiares ou animais de estimação, caso tenham.

Os brinquedos têm uma importância maior ainda para o desenvolvimento dele nessa fase. Os de encaixe, os musicais e com texturas diferentes em um mesmo brinquedo divertirão o seu pequeno.

De 9 meses a 1 ano: ajude na locomoção

Após os 9 meses é comum que os bebês engatinhem e comecem a andar (mas cada um tem seu próprio tempo). Ele precisa de espaço físico para isso. Então remova objetos que podem cair e machucá-lo de perto.

É comum que eles empurrem, empilhem objetos e queiram até desmontar alguns. Encontre brinquedos que sejam voltados para essa idade e ajude-o a ir de encontro a ele, afastando o brinquedo e ajudando seu bebê a andar até lá.

Com mais energia e querendo brincar mais, você também pode usar a hora do banho para deixá-lo brincar lá um pouco. Os brinquedos e livros de banho são ótimas opções para isso!

As brincadeiras para bebês ajudam em sua coordenação motora e aprendizado, mas também é importante para gerar mais relação emocional entre pais e filhos. Além disso, ajuda também a desenvolver estímulos como reflexos, fala, audição e visão.

Gostou de saber como fazer as brincadeiras para bebês? Deixe seu comentário falando como brinca com o seu!

 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário