Vamos juntos entreter a criançada? Confira 4 brincadeiras para fazer dentro de casa

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

O outono e o inverno já estão aí. Nesses dias, nos quais o frio pode ser maior em grande parte do país, muitas vezes acompanhado de chuva, o ideal é q ue a família consiga entreter a criançada. Isso pode ser um desafio, afinal, o que não falta são opções tecnológicas para isso.

Contudo, crianças se cansam até mesmo de tecnologias, afinal, elas precisam gastar um pouco de energia de alguma forma. Para isso, as brincadeiras para fazer dentro de casa podem facilitar muito. Além disso, possibilita com que haja aprendizado, diversão, união familiar e mais alegria nesses dias frios.

Confira 4 brincadeiras para fazer dentro de casa e prepare seu lar!

1. Monte uma sessão de cinema

Ver filmes é uma delícia, não é mesmo? Diversos filmes infantis são melhores quando a criança vê com sua família. É uma oportunidade de os pais saberem o que o pequeno assiste e gosta, se entreterem e até mesmo conversarem sobre lições passadas em muitos desses filmes. Também, convide os amiguinhos de seu filho para uma sessão de cinema. Vale a pena até ver mais de um filme.

Antes de sentar para assistir, você pode fazer a molecada ajudar na preparação (de forma leve e sempre com supervisão) de um bolo de cenoura com cobertura de chocolate e, claro, de pipoca para acompanhar a sessão. Espalhe almofadas ou puffs, deixe a sala bem confortável e aconchegante e delicie-se com um filme divertido ao lado das crianças.

2. Faça guerra de “bolas de neve”

Use a imaginação e diga que as bolinhas feitas com meias são bolinhas de neve. Essa ideia é ótima para os dias muito frios, pois aquece o corpo de toda a família e faz a criança gastar energia e ter também a imaginação trabalhada — afinal, não temos muita neve na maior parte do Brasil, mas ela pode fazer de conta que existe naquele momento. É importante brincar por toda a casa, como se fosse um pega-pega, mas tire os objetos que possam ser atingidos, cair e quebrar, como vasos e porta-retratos.

3. Brinque de acampamento

Essa brincadeira pode ser em qualquer estação, mas no inverno ela pode ficar bem aconchegante, tornando-se uma das melhores brincadeiras para fazer dentro de casa. Sim, é possível fazer um acampamento em casa. Monte uma cabana usando cadeiras ou compre uma própria para a idade da criança (mas que também caiba os pais, claro!).

Ao longo do dia, prepare lanches para o seu acampamento, separe roupas, cobertores, almofadas, livros, tudo como faria em um acampamento real. Deixe a criança participar das escolhas do que levará para a cabana e também da montagem dos lanchinhos. Não esqueça de colocar luzes! 

4. Cante no karaokê

O karaokê também pode entrar como uma das brincadeiras para fazer dentro de casa e serve para todas as idades. Se seu filho já está bom em leitura, essa também é uma competição saudável de se fazer e testar o ritmo dele com melodias que ele já conhece. A seleção de músicas pode ser um acordo entre pais e filhos. Caso você não tenha um aparelho próprio para karaokê, com microfone, pegue um objeto para representar o microfone e busque na internet pelas músicas em formato de karaokê.

As brincadeiras para fazer dentro de casa passam também pela avaliação da idade das crianças. Crianças a partir de 3 anos, já têm mais energia para brincarem. Por isso, vale a pena investir em algumas atividades que façam elas se movimentarem mais, pois os movimentos do corpo nas brincadeiras também auxiliam no desenvolvimento infantil.

Gostou das ideias de brincadeiras para fazer dentro de casa? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude a inspirar outros pais! 

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário