Descubra as 4 brincadeiras sensoriais mais legais e se divirta com os pequenos

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você sabe o que são brincadeiras sensoriais? São maneiras de ajudar bebês e crianças a explorar seus cinco sentidos e descobrir o mundo com diversão e segurança. Afinal, eles já querem sentir, ouvir e cheirar tudo que veem pela frente. Nada como brincar com as mamães e papais para melhorar ainda mais a experiência.

Além de muito divertidas para todos os envolvidos, esse tipo de brincadeira é, na verdade, essencial para o desenvolvimento dos pequenos em diferentes idades. Cada momento traz novos desafios, seja nos primeiros meses de vida ou nos primeiros anos na escola. Você pode e deve participar de cada novo período e ajudar na exploração.

Quer saber como? Continue lendo e veja algumas ideias de brincadeiras que mexem com todos os sentidos da criança!

Brincadeiras sensoriais para se divertir com seu filho

Ao ler as dicas a seguir, você provavelmente identificará o que deve funcionar melhor para seu filho. Ninguém o conhece melhor que os pais, não é mesmo? Ainda assim, fique atento às idades recomendadas para cada atividade, tanto para preservar a segurança da criança quanto para aproveitar os benefícios em sua totalidade.

1. Brincar na areia

Não é à toa que playgrounds costumam ter uma caixinha de areia para os pequenos, ou que a praia seja um destino tão popular. Mexer com areia é muito gostoso, auxilia no entendimento do tato e pode ser feito a partir do primeiro ano de vida. Só não se esqueça de garantir que a areia esteja totalmente limpa antes de permitir a bagunça. Muitos pais preferem utilizar areias sintéticas, dentro de casa mesmo, para ter certeza da segurança — e o resultado é o mesmo.

2. Explorar a natureza

A interação com a natureza é importante para que a criança compreenda a presença do meio ambiente ao seu redor. Vocês podem visitar um parque e aproveitar para brincar com pedrinhas, sentir a grama nos pés e variar posições sob o sol ou sombra. Tudo isso ganhará significado para o bebê. É ideal que aconteça entre os 12 e 18 meses de vida.

3. Usar massinha

A famosa massa de modelar é popular com todas as idades. Ela estimula a criatividade, ensina sobre quantidades e proporções, mistura de cores e até aprimora a coordenação motora. Tudo enquanto pais e filhos criam formas e personagens e descobrem, juntos, o poder da imaginação.

4. Pintar com os pés

Tintas e a infância formam uma relação de longa data. Dê um passo extra na curiosidade das crianças pelas cores e posicione uma “tela” no chão (feita de papel mesmo), para que elas usem mais que apenas as mãos para pintar. Seu filho vai se divertir carimbando o papel e descobrindo como a transmissão de imagens funciona. Também, vai explorar o próprio corpo por inteiro. A sujeira certamente valerá a pena. Essa atividade é recomendada a partir dos dois anos.

Cuidados com brincadeiras sensoriais

Com acompanhamento, qualquer uma dessas e outras brincadeiras sensoriais são seguras. Ainda assim, por envolverem materiais diversos, é essencial que você saiba de onde os itens utilizados vieram e tenha confiança na qualidade dos mesmos. Não se esqueça, também, de ficar atento às indicações de idade para que os resultados sejam ainda melhores.

Se você gostou deste post, conheça mais algumas ideias de brincadeiras para fazer dentro de casa. Confira!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

2 thoughts on “Descubra as 4 brincadeiras sensoriais mais legais e se divirta com os pequenos

Deixe um comentário