Quando a criança começa a andar, o seu desenvolvimento físico e mental fica ainda mais acelerado. Brincar ao ar livre é uma forma de estimular essa capacidade, ao permitir que ela explore seus potenciais, crie hábitos de vida saudáveis e comece a adquirir um maior vínculo afetivo com a natureza.
Nos centros urbanos, as crianças passam boa parte do tempo em ambientes fechados, e o contato com a natureza passa a ser um evento às vezes até raro. Mas quando falamos em brincar ao ar livre não se trata de sair das cidades para aproveitar a fauna e flora. Passeios em parques e áreas verdes são exemplos de ótimas alternativas.
Para aprender a se deslocar, a criança precisa de espaço e de contato com diferentes estímulos ambientais. Veja, a seguir, os principais benefícios de brincar ao ar livre.
Interação com outras crianças
Em brincadeiras realizadas em espaços partilhados por outras crianças, é natural que as relações sociais também sejam desenvolvidas. São pequenas lições que vão mostrando como funcionam os princípios de convivência fora de casa, como esperar pela sua vez, brincar em conjunto e dar lugar a outra criança.
Curiosidade e criatividade
Quando a criança se encontra em uma atmosfera livre, as possibilidades de brincadeiras são infinitas. É nesse momento em que a criatividade e curiosidade afloram.
Em vez de ter em mãos brinquedos pré-fabricados, video games regidos por uma quantidade X de regras, as crianças transformam objetos simples encontrados no próprio ambiente em brinquedos. O despertar da curiosidade dá à criança a oportunidade de ter novos estímulos e compreensões.
Prevenção à ansiedade e melhora do sono
A ansiedade é uma das grandes preocupações atuais que podem impactar a vida na infância. A dinâmica dos centros urbanos, muito baseada em atividades e relações realizadas em ambientes fechados, como acontece nas redes sociais, pode propiciar a ansiedade nas crianças, principalmente naquelas que usam a internet com frequência.
Estimular as brincadeiras ao ar livre é uma ótima maneira de não deixar a diversão das crianças dependente das telas, além de prevenir a ansiedade devido ao gasto de energia. Ter boas noites de sono é outra vantagem com que as crianças contam quando pegam o gosto de ir a parques e áreas livres.
Programa familiar
Além dos benefícios ligados à saúde da criança, passeios ao ar livre podem ser uma ótima oportunidade para fortalecer a união familiar. Em espaços com áreas verdes diferentes atividades podem ser feitas, como brincadeiras em grupo e piqueniques. É a chance de construir momentos memoráveis e dar atenção para os pequenos.
Brincar tem uma importância enorme para as crianças, mas brincar ao ar livre tem benefícios especiais, como vimos até aqui. Além de ser um excelente estímulo ao convívio social, brincar em parques, quintais, ruas e em outros locais, sempre com a supervisão dos responsáveis, ajuda a manter a saúde física e mental das crianças.
Gostou das informações encontradas aqui? Ajude-nos a mostrar os benefícios de brincar ao ar livre para outras mamães e papais. É simples, basta compartilhar o nosso conteúdo na sua melhor rede social!