Brincadeira com massinha ajuda na coordenação motora! Entenda mais

7 minutos para ler
Powered by Rock Convert
Powered by Rock Convert

Crianças passam a maior parte do seu tempo brincando. E é ao brincar que ela pode aprender novas lições e desenvolver mais habilidades que lhe ajudarão no futuro. Ou seja, trazer novas e saudáveis brincadeiras é uma boa forma de educar.

Cada criança tem seu próprio ritmo de brincar, e as brincadeiras são tão variadas quanto pode ser a imaginação infantil. Mas há brincadeiras clássicas, que nunca saem de moda, como a massinha de modelar.

A brincadeira com massinha de modelar é uma atividade bastante interessante, que diverte as crianças e também os adultos. Brincar com massinha desenvolve a coordenação motora e a imaginação, além de oferecer vários outros benefícios.

Veja alguns benefícios que seu filho pode ter brincando com massinha.

Brincar com massinha desenvolve a coordenação motora

Para poder brincar com a massinha, a criança precisa trabalhar intensamente sua coordenação motora fina: ela vai segurar, apertar, modelar, separar e construir conforme sua criatividade.

Todos esses movimentos são importantes, principalmente para crianças em idade de alfabetização — cinco a sete anos —, que precisam treinar sua coordenação motora para a tarefa da escrita, na fase da alfabetização.

Exercita os músculos

O fortalecimento muscular é muito importante para a criança. É com ele que ela vai conseguir firmeza e equilíbrio para segurar outros objetos corretamente, como colher, copo, garrafa de água, lancheira.

O ato de amassar ajuda no fortalecimento dos tendões e dos músculos das mãos e dos braços, além de estimular os sentidos, como a visão e o tato.

Outro aspecto importante proporcionado pela massinha é o fortalecimento do senso de orientação espacial e a concentração.

Ajuda na socialização

Nas escolas, principalmente na Educação Infantil, a massa de modelar é uma das atividades geralmente oferecidas às crianças. Ela garante entretenimento e um grande engajamento físico e mental, ocupando-as produtivamente sem grande esforço.

Ao ver outras crianças fazendo a mesma atividade que ela, e com o uso lúdico dos diferentes tipos e cores de massinha, a socialização, comunicação, linguagem e laços de amizades dos pequenos são estabelecidos.

Por ser uma atividade manual, ela também transmite relaxamento e confiança para a criança.

Alimenta a imaginação e a criatividade

A massa de modelar é um brinquedo que permite ser transformado fisicamente no que a criança cria em sua cabeça. Ela é a criatividade em sua forma física.

A massinha pode virar uma cobrinha, uma panelinha, um bolo, um carrinho, um castelo… a imaginação corre solta! E vale a pena que os pais entrem na brincadeira e façam perguntas que instiguem a criança a contar mais sobre sua criação.

Os pais podem ajudar dando sugestões e ensinando a confeccionar objetos novos, bem como oferecer moldes, rolos e forminhas para trabalhar a massa.

Powered by Rock Convert

Permite brincar com segurança

A brincadeira com massinha pode ser direcionada às crianças maiores de três anos. Crianças muito pequenas podem tentar ingerir a massinha ou introduzi-la em cavidades como o nariz ou o ouvido.

Por essa razão, a atividade deve ser sempre supervisionada pelos pais. Mesmo com crianças maiores de 3 anos, já que alguns produtos podem conter um aroma agradável e despertar a curiosidade da criança em ingerir.

Embora no mercado haja versões de massinha de modelar feitas com amido, que podem ser ingeridas sem grande risco, é preciso ficar atento na composição, já que a mesma pode conter conservantes e corantes. 

Agora que você já sabe os benefícios dessa divertida e saudável brincadeira, que tal conhecer quais tipos de massinha existem? Separamos algumas sugestões para você!

Massinha Playfoam Fantasia

Junto com a massinha, estão na embalagem 2 moldes com formas prontas, o que pode instigar a criança a repetir a modelação e trabalhar seu  senso de precisão. Uma grande vantagem desse produto é que não gruda em nenhuma superfície, mesmo em sofás ou tecidos.

Maleta da aventura Patrulha Canina

Com uma maleta destinada às massinhas, seu filho aprende a importância da organização. A maleta acompanha moldes dos animais do desenho animado “Patrulha Canina”, um dos mais vistos pelas crianças. Além disso, acompanha rolo e espátula plástica para corte seguro e preciso da massa.

Massinha Dinossauros

Dinossauros acabam agitando a imaginação da criançada, além de serem uma ótima oportunidade de ensinar mais sobre esses animais pré-históricos, tudo brincando. Os moldes que acompanham têm design em 3D, ou seja, seu filho fará uma escultura completa por todos os lados.

Massinha tipo espuma dinossauros

A diferença desse modelo para o liso é que a textura areada lembra a sensação de mexer em uma esponja. Isso pode fazer a criança continuar o interesse em brincar com massinha, já que verá que não são exatamente todas iguais. Há também a possibilidade de, comprando mais modelos com diferentes moldes, fazer uma coleção própria de dinossauros!

Super massa piquenique

Essa massa vai ajudar muito na educação alimentar da criança! As formas e cores de frutas, além de louça plástica, é uma forma de seu filho aprender sobre os alimentos e associar a brincadeira de um piquenique saudável ao ato real de comer mais frutas e legumes. Mas atenção: a indicação desse produto é acima de 4 anos de idade, e sempre deve haver supervisão por parte de um adulto responsável.

Cadeirinha para brincar

O tempo que uma criança destina sua atenção a alguma atividade é curto, por isso, é bom ter um brinquedo mais completo, que a deixe entretida por mais tempo — sem perder o foco na educação e na criatividade. 

A cadeirinha acompanha muitos itens para prolongar a brincadeira. Com um tamanho acessível, ela também funciona como um depósito para guardar as massinhas.

Caixa Peppa Pig

A caixa grande da Peppa Pig vem com mais moldes e acessórios do desenho animado muito visto e querido pelas crianças. Ela vem com 2 potes (2 cores), e é possível comprar kits separados de outras cores, caso seu filho queira inovar totalmente!

Sempre que possível, acompanhe as crianças na brincadeira. Brincar com massinha desenvolve, também, mais conversas e tempo dedicado à garotada. Essa demonstração de presença e companheirismo faz muita diferença para a confiança dos pequenos.

Depois da brincadeira, oriente as crianças a lavarem as mãos com cuidado, bem como a guardar a massa em um pote fechado, para que não endureça. Se a criança fizer algum trabalho e não quiser desmanchar, a massa pode ser deixada para secar e, até mesmo, ser pintada mais tarde, transformando-se numa bonita escultura.

Com esses cuidados, você garantirá horas de muito aprendizado e diversão para seus filhos!

Se interessou por saber mais sobre como brincar com massinha desenvolve coordenação motora? Você pode começar comprando uma com molde mais lúdico, para seu filho ter interesse e mais entretenimento.

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário