A importância de dar o exemplo na educação da criança

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você sabia que dar o exemplo é uma das melhores formas de investir na educação e na vida do seu filho? Inúmeras vezes os pais se preocupam muito em falar o que a criança deve fazer, ou ainda, como ela não deve se comportar, mas esquecem que as atitudes deles dizem mais do que um simples discurso vazio e sem significados. 

Lembre-se de que, para o seu filho, você é uma das maiores referências que ele pode ter. Por isso, vale a pena parar para rever o seu comportamento em alguns momentos pensando no bem do seu filho, concorda? Quer saber mais sobre o assunto? Então, continue a leitura e entenda qual é o papel que o exemplo possui na educação de uma criança.

Alie discurso e prática

A observação é uma das principais formas que as crianças possuem de aprender. E isso começa logo nos primeiros dias do bebê, quando ele ainda não entende a linguagem falada, mas observa qualquer movimentação dos adultos.

Só que essa observação se estende ao longo da vida e reflete diretamente em suas atitudes futuras. Por isso, aliar o seu discurso à prática é essencial para criar autoridade em relação ao que seu filho vê e interpreta. 

Evite criar confusão na cabeça do seu filho

Quando a criança recebe informações contraditórias entre o que ela ouve e o que ela vê, seu comportamento tende a ser difuso também. Cria-se uma criança, e futuramente um adulto, que conviveu com um discurso que ela só ouviu falar. E quando ele se dá conta disso e começa a se questionar, esse pode ser um motivo de revolta contra os pais.

Quando falamos para a criança que ela deve tratar bem o coleguinha na escola, mas em casa o ambiente é de brigas e xingamentos fica difícil para ela associar as duas coisas. Por isso, alinhar suas atitudes e o seu discurso ao máximo é muito importante para manter o equilíbrio.

Entretanto, sabemos o quanto isso pode ser difícil em algumas situações, por isso, mantenha um diálogo honesto com o seu filho e mostre que você também erra, mas está disposto a aprender com as suas falhas.

Dê o exemplo

Para manter essa relação honesta com o seu filho você precisa mostrar em atitudes simples do cotidiano o que você quer que ele aprenda agora para influenciá-lo futuramente. Abaixo, separamos algumas práticas muito faladas pelos pais que podem ser facilmente desvinculadas do discurso dito aos filhos. Confira!

Cuidar do meio ambiente

É fácil falar para o seu filho economizar água, mas gastar horas debaixo do chuveiro. Ou ainda, ensinar a ele sobre a separação do lixo, mas não fazer isso em casa. Por isso, fique atento à forma como você se relaciona com o meio ambiente e os recursos naturais no seu dia e comece a praticar o quanto antes.

Comer de forma saudável

A alimentação pode ser um dos tópicos mais difíceis de dar o exemplo. Se você quer que o seu filho se preocupe com uma alimentação saudável certifique-se de promovê-la dentro de casa desde os primeiros anos do seu filho.

De vez em quando comer uma pizza ou um doce não faz mal a ninguém e não vai contra o seu discurso sobre ser saudável, mas deixe claro para o seu filho que isso não pode ocorrer todos os dias.

Percebeu como dar o exemplo para o seu filho é importante? Em resumo, fique atento à maneira como você e os outros membros da família se comportam perto daqueles que você ama e cria com tanto carinho. Lembre-se de que as atitudes dos pequenos são um reflexo de como as principais referências de mundo deles se comportam. Dessa forma, você evita confundi-los e mantém uma educação mais sólida e linear.

Você concorda com as nossas dicas? Deixe um comentário contando a sua opinião aqui no post! Estamos ansiosos pelo seu ponto de vista!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário