Por que meus filhos devem brincar de casinha?

3 minutos para ler

Até pouco tempo, brincar de casinha era um passatempo exclusivo das meninas. Imaginar-se dentro de sua própria casa, ocupar-se das tarefas cotidianas da administração de um lar e cuidar de bonecas eram coisas que só as crianças do gênero feminino faziam. Mas isso está mudando, e cada vez mais os especialistas percebem que os meninos também querem participar dessas atividades.

A diferença entre brincadeira de meninos e meninas é cultural — as crianças preferem determinados jogos porque desde cedo são estimuladas a isso. Essa separação de atividades é herança da época em que, na vida adulta, a divisão de gêneros estabelecia que era papel da mulher cuidar da casa e dos filhos. Porém, com as mudanças sociais das últimas décadas, essa responsabilidade tem sido cada vez mais compartilhada.

Por isso, limitar as brincadeiras a antigos papeis de gênero não faz mais sentido atualmente, e as crianças devem ser encorajadas pelos pais a experimentar todos os tipos de jogos e passatempos. Para os meninos, brincar de casinha sem preconceitos traz aprendizados importantes e proporciona horas de muita diversão. Confira alguns dos benefícios que essa brincadeira pode trazer para seus filhos!

Compreender o mundo

É brincando que as crianças entendem o mundo em que vivem. Em qualquer atividade, além de exercitar a imaginação, os pequenos estarão reproduzindo a realidade à sua volta, e é nesse processo que eles compreendem o que os rodeia. Por isso, o menino que brinca de casinha, seja sozinho ou com outras crianças, terá melhor entendimento da vida.

Expressar sentimentos

Na brincadeira com bonecos, as crianças conseguem expressar mais emoções. Assim, quando se envolvem nessa atividade, meninos e meninas têm a chance de projetar e expor seus próprios sentimentos por meio do boneco, demonstrando ansiedades ou angústias que não conseguem expressar em palavras. Por isso, é importante que os pais acompanhem essas brincadeiras de perto para que tenham contato com essas emoções.

Praticar empatia

Brincar com bonecas também ajuda a criança a exercitar a empatia. Ao cuidar de um ser, ainda que de plástico ou pano, o menino ou a menina pratica o olhar para outro indivíduo, e pode se tornar um adulto mais atento às necessidades e emoções das pessoas.

Aprimorar a coordenação

Brincar de cozinhar, lavar louça, trocar fralda ou segurar uma boneca também traz benefícios para o desenvolvimento motor. Ao fazer essas atividades, a criança estará descobrindo movimentos diferentes e aprimorando a sua coordenação motora fina.

Aumentar o repertório para a vida

Cada brincadeira tem um papel diferente na formação das crianças, e quanto mais variada for a experiência na infância, melhor será o desenvolvimento do indivíduo. Ao brincar de casinha, seu filho estará ampliando o próprio vocabulário e repertório. Isso ajuda a formar adultos mais criativos e com potencial diversificado.

Esses são alguns dos aprendizados importantes que brincar de casinha pode proporcionar a meninos e meninas de todas as idades. Por isso, é uma atividade que deve ser incentivada desde cedo e praticada lado a lado com as brincadeiras de carrinho, blocos de montar e corridas de pega-pega.

Gostou das dicas? Aproveite e confira brinquedos divertidos do nosso site para estimular a imaginação de seus filhos em diferentes atividades!

Posts relacionados

Deixe um comentário