Brinquedo ideal para cada idade: como escolher?

brinquedo ideal para cada idade
5 minutos para ler

Chegou a hora de comprar o presente para uma criança especial, mas você não tem certeza do que dar, ou qual o brinquedo ideal para cada idade. As opções são muitas e, além do gosto dele, você quer que o brinquedo seja uma oportunidade para que a criança se desenvolva.

Além disso, é importante conciliar o desejo da criança com a sua segurança. Escolher o brinquedo adequado é essencial para garantir que ela consiga desfrutar do momento com qualidade.

Pensando nisso, a JC Kids produziu este artigo para te orientar na escolha do brinquedo ideal para cada idade. Ao final, ainda te damos uma super ferramenta para facilitar ainda mais essa tarefa. Confira!

Por que se preocupar com brinquedos adequados à faixa etária?

Enganam-se aqueles que pensam que os brinquedos servem apenas para o divertimento da criança. Na verdade, o ato de brincar é uma das melhores formas de estimular o desenvolvimento de uma criança.

Os brinquedos adequados contribuem para a descoberta do mundo, pois estimulam todos os sentidos de uma criança ainda muito pequena.

Muitas vezes os pequenos escolhem um brinquedo favorito, aquele que o acompanhará em momentos difíceis e lhe transmitirá segurança. É a esse bicho de pelúcia ou boneco que a criança compartilhará suas emoções.

Além disso, conforme os pequenos crescem, os brinquedos passam a ser aliados no desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e até mesmo a socialização. Ao compartilhar os brinquedos e o momento da brincadeira com outras crianças, eles aprendem a dividir o que é seu e cuidar do que é do outro.

Por fim, os brinquedos muitas vezes imitam situações reais da vida: profissões, lidar com dinheiro, experiências científicas, veículos, criatividade, etc. O que, de certa forma, os incentiva a ter o primeiro entendimento do mundo.

Dicas para escolher os brinquedos ideais para cada idade

Além de escolher o brinquedo ideal para a faixa etária, é importante considerar que eles precisam ser seguros e adequados. Em outras palavras, a adequação diz respeito às habilidades que a criança deve ter para conseguir desfrutar do brinquedo de uma maneira segura, ou seja, sem que aquilo ofereça riscos à mesma.

Sendo assim, baseado nas recomendações do Inmetro e pensando na diversão do seu pequeno, a JC Kids separou uma lista para te ajudar a escolher o brinquedo perfeito para cada idade. Confira!

 Brinquedos para bebês de até 1 ano

Bebês nesta faixa etária estão na fase de descoberta e interação com o seu ambiente. Sendo assim, os brinquedos mais adequados são aqueles que os permitem explorar o tato, a audição, a visão e até mesmo os que os estimulem a engatinhar.

Em sua maioria, os brinquedos destinados a essa idade devem ser leves para manusear, de cores vivas, não podem ter pontas ou bordas afiadas e devem ter peças grandes para evitar que sejam engolidas.

Essas recomendações são muito importantes, pois muitos dos objetos são levados à boca para morder e precisam ser extremamente seguros.

Algumas ideias para bebês nessa idade são: chocalho e mordedor, tapete de água inflável, blocos macios e móbile.

Brinquedos para crianças de 2 a 3 anos

Crianças nesta faixa etária apreciam o faz de conta e brincadeiras que incentivam a imaginação. Assim, muitas vezes elas gostam de imitar o mundo adulto e querem ser professores, dirigir aviões, cozinhar ou trabalhar no mercado.

Além disso, os pequenos nessa idade são inquietos e precisam de brinquedos que estimulem o seu movimento corporal. É a fase de empurrar móveis, escalá-los, brincar ao ar livre e gastar energia.

O interesse pela música e os instrumentos musicais também surgem nesse momento, o que é extremamente interessante porque é quando precisam aperfeiçoar a coordenação entre olho e mão e o desenvolvimento da habilidade dos dedos das mãos.

Portanto, algumas sugestões de brinquedos para a idade são: patinete com três rodas, fantasias, blocos de montar e teclado musical.

Brinquedos para crianças de 4 a 6 anos

Nessa faixa etária, a imaginação continua a se desenvolver e, como a maioria já costuma estar na escola, é hora de estimular a socialização. Sendo assim, jogos, brinquedos e brincadeiras interativas costumam fazer muito sucesso.

Além disso, os pequenos já começam a desenvolver o raciocínio e a lógica, podendo desenvolver a visualização, memória e reconhecimento de palavras.

Logo, boas ideias de brinquedos vão desde quebra-cabeças de palavras em inglês e outros jogos educativos até bonecos e brinquedos de montar.

Brinquedos para crianças com 7 anos ou mais

A partir dos 7 anos de idade as crianças já estão consolidando as habilidades de leitura e escrita e, por isso, já começam a demonstrar preferência por atividades específicas.

Sejam elas brincadeiras ao ar livre ou as mais direcionadas à criatividade, os pequenos dessa idade costumam planejar melhor suas brincadeiras e a imaginação vai longe.

Nesse sentido, pode ser a hora de começar a andar de bicicleta ou patins, jogos de tabuleiro de perguntas e respostas e até uma cesta de basquete.

Ainda na dúvida de qual brinquedo escolher? Sem problemas! Entre agora mesmo no site da JC Kids clicando aqui e, no menu “Presente Perfeito” você pode receber sugestões de brinquedos ao selecionar a idade, o gênero, perfil da criança, estilo de brincar e faixa de preço desejada. Fácil, não é? 

Você também pode gostar

Deixe um comentário