Brinquedos de madeira: quais são suas vantagens no mundo da tecnologia?

6 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Com o surgimento da tecnologia, o ato de brincar tem dado lugar a jogos eletrônicos. Com isso, as crianças têm perdido parte do processo importante de explorar a imaginação para encontrar diversão. Nesse sentido, os brinquedos de madeira podem ser uma boa solução para que as crianças voltem a ter contato com seu lado lúdico em vez de ficarem totalmente imersas nos estímulos digitais.

Nos últimos anos, muitos pais têm percebido que o uso em excesso de computadores e smartphones pode prejudicar o desenvolvimento dos seus filhos. Afinal, em meio a tanta estimulação com sons e luzes, as crianças têm perdido um pouco de sua capacidade de imaginar e de interagir. Se você quer conhecer as vantagens dos brinquedos de madeira, acompanhe nosso post!

Maior durabilidade

A maioria das crianças — especialmente as mais novas — não pode ser considerada cuidadosa com os brinquedos. Afinal, elas ainda não têm o cérebro totalmente desenvolvido para ter as habilidades de organização e de coordenação motora. Desse modo, esses objetos devem ser bastante resistentes para suportar quedas. 

Se você já presenteou seu filho com um brinquedo de plástico, provavelmente já deve estar acostumado a ver ele se quebrar em várias peças com poucas semanas de uso. Já os brinquedos de madeira são extremamente resistentes, podendo ser passados de geração em geração. Provavelmente, seus avós já devem tê-lo presenteado com algum presente que pertenceu a eles. 

Além disso, a madeira tem propriedades interessantes, como a facilidade de limpeza. Isso permite que as crianças brinquem com mais liberdade e criatividade. Afinal, essa é a fase da experimentação. Portanto, se você investir na madeira, provavelmente todos os seus filhos poderão utilizar o mesmo brinquedo e ainda repassá-los para seus netos e bisnetos. 

Maior segurança

Os brinquedos eletrônicos de plástico geralmente são constituídos de pequenas peças facilmente quebráveis. Isso representa um perigo para as crianças mais novas, que têm o hábito de colocar praticamente tudo na boca. Caso elas engulam uma dessas peças, podem se asfixiar, causando doenças graves e até mesmo o óbito.

No caso dos jogos de computador e de smartphone, a criança pode acabar sendo exposta à violência, com lutas e armas. Isso pode prejudicar o desenvolvimento, tornando-a agressiva na escola e nas interações sociais.

Ecologicamente corretos

Muitas pessoas acham que os brinquedos de madeira podem contribuir para a exploração dos ecossistemas naturais. No entanto, na maioria dos casos, a madeira utiliza é coletada sustentavelmente ou extraída de matas de reflorestamento. Assim, o impacto ambiental é mínimo.

Exploração da imaginação

A grande diversão dos brinquedos de madeira é que eles não vêm com muitas instruções, imagens e conceitos. Assim, eles abrem espaço para que a imaginação da criança se desenvolva e explore sua criatividade. É uma ótima oportunidade para que ela invente suas próprias histórias e aventuras.

Os brinquedos atuais geralmente já vêm com suas narrativas prontas. Isso é muito bom por um lado, pois enriquece a cognição da criança visto que ela aprende informações novas e pode ampliar seu conhecimento do mundo. Por isso, para otimizar o desenvolvimento das crianças, o interessante é que ela tenha contato com os dois tipos de brinquedo.

Você verá que muitos profissionais da infância concordam com essa visão. Afinal, a criança precisa utilizar toda a sua criatividade para que ela atinja o máximo do seu potencial cognitivo para solucionar problemas e conhecer suas emoções para, assim, ter destaque na escola e também ser mais feliz.

Foco na criança

Com os brinquedos de madeira, as crianças serão as verdadeiras protagonistas do processo de brincar. Elas poderão criar suas próprias narrativas e se guiar pelos próprios gostos. Por exemplo, um simples carrinho pode se tornar um foguete que atravessa o sistema solar. 

A tecnologia, por outro lado, não é tão centrada na criança. Geralmente, esses brinquedos são voltados para aspectos mais comerciais. Por exemplo, muitos aplicativos de jogos têm personagens famosos, fomentando a cultura de massa focada no incentivo do consumismo. Assim, os pais têm de pagar para que os filhos tenham acesso a novas funcionalidades. 

Portanto, enquanto os brinquedos de madeira têm como objetivo ajudar a criança a criar um novo mundo para que ela se desenvolva, os jogos eletrônicos focam no lucro das grandes empresas de tecnologia.

Incentivo à interação

Quando uma criança brinca com sua própria imaginação, inventando histórias com seus brinquedos de madeira, geralmente elas buscam a interação com os pais e outras crianças para enriquecer a narrativa. Por outro lado, os jogos eletrônicos normalmente já têm muitos estímulos, como efeitos sonoros e vozes.

Desse modo, a criança fica totalmente imersa no jogo e não busca interação com outras pessoas. Isso acaba incomodando muito os pais, pois veem seus filhos ficarem cada vez mais apáticos, vivendo como uma ilha. O que eles não sabem é que a solução para isso pode ser simples, como alternativas mais tradicionais em vez das maravilhas tecnológicas.

Nesse sentido, os brinquedos de madeira são interessantíssimos, pois não vêm com sons e luzes. Basicamente, serão os “recursos humanos”, isto é, sua própria imaginação e o contato com outras mentes que enriquecerá a brincadeira. 

Desenvolvimento das habilidades de raciocínio

Sem os recursos eletrônicos para ajudar, os brinquedos de madeiras precisavam utilizar o computador mais avançado já visto — o cérebro humano. Assim, para divertir as crianças, eles oferecem desafios para que elas fiquem entretidas. Isso estimula bastante o raciocínio. 

Por exemplo, um dos brinquedos de madeira mais famosos são os blocos de construção. Com eles, a criança precisa explorar as formas para criar casas e castelos. Outra opção interessante são os carinhos, que podem ser usados em várias brincadeiras, como para brincar em uma pista de corrida. A diversão é certa.

Portanto, se você faz parte desses pais preocupados com os excessos dos jogos eletrônicos, os brinquedos de madeira podem oferecer uma boa solução para seu filho. Por meio deles, a criança poderá entrar em contato com a própria imaginação e buscar a interação com outras pessoas para enriquecer seu lado lúdico.

Quer conhecer uma opção de brinquedo de madeira bem divertido para seu filho? Então, confira o nosso Passa Peça de madeira da Estrela, ele tem vários números e formas geométricas — o que trabalha bastante os estímulos cognitivos das crianças!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário