Brinquedos educativos e desenvolvimento: entenda essa relação!

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Muito mais do que somente distrair e divertir as crianças, os brinquedos podem e devem ter também a função de educar e introduzir na rotina dos pequenos o despertar para diversas habilidades que, antes, eles próprios desconheciam. Essa é a principal função dos brinquedos educativos.

Eles são capazes de contribuir para o aprendizado das crianças de diversas maneiras, por exemplo, apresentando noções de cores, formas, números, letras, reconhecimento de objetos e animais, entre outros conhecimentos básicos. Além disso, há também os brinquedos que estimulam o raciocínio e a concentração, além de ajudar a desenvolver ainda mais a criatividade.

Sendo assim, na hora de escolher como presentear os pequenos, os brinquedos educativos devem ser os primeiros da lista a serem considerados. A maioria deles tem preços acessíveis e são facilmente encontrados. 

Neste post, separamos algumas dicas do que não pode faltar na brinquedoteca da sua casa. Confira!

Quebra-cabeças

Os quebra-cabeças ajudam na concentração, até mesmo, de adolescentes e adultos, então, imagine só o que não podem fazer por uma criança. Eles levam os baixinhos a grandes descobertas, que vão além da figura que se forma, mas que, principalmente, estimulam o raciocínio necessário para descobrir quais peças encaixam umas nas outras.

Brinquedos de encaixe

Ainda falando em encaixar, quem nunca se divertiu criando objetos incríveis com peças que se ligam, como os pinos mágicos ou o famoso Lego. De acordo com a idade de cada criança, é possível oferecer a elas brinquedos de encaixe com diferentes funções.

Os mais novinhos, por exemplo, descobrem muitas novidades com os que têm peças grandes, que só se encaixam em espaços pré-determinados pelo formato, como é o caso da casa das chaves. Isso ajuda a reconhecer as formas básicas, assim como a ampliar o repertório de cores.

Já as crianças maiores têm a sua criatividade estimulada e se tornam capazes de criar verdadeiros universos paralelos e “obras de arte” com pecinhas de encaixar.

Argolas

Os jogos de argola, assim como os demais brinquedos de encaixar, ajudam no desenvolvimento da percepção visual, espacial e motora da criança. Elas se ajustam em torno de um suporte, que pode ter a função de ajudar na formação de uma imagem, por exemplo, de um boneco. 

Devem ser colocadas umas sobre as outras obedecendo a uma ordem de tamanhos e cores. Funcionam como uma espécie de quebra-cabeças simplificado, ideal para crianças a partir dos 2 anos.

Blocos de montar

Os blocos de madeira para montar são feitos para serem empilhados formando os mais variados objetos. Funcionam como tijolinhos, que podem ser usados para construir qualquer coisa, desde uma simples casinha até um bairro inteiro, com praças e carros passando na rua. Ainda, são perfeitos para soltar a imaginação da criançada de praticamente todas as idades.

Os brinquedos educativos são muito mais do que muita diversão na vida dos baixinhos, eles também são uma fonte de aprendizado e de desenvolvimento de capacidades importantes. Com eles os sentidos das crianças são estimulados e eles aprendem a, também, chegar às suas próprias conclusões e, tudo isso, sem se tornar maçantes.

Viu só como os brinquedos e jogos contribuem e muito para o desenvolvimento das crianças? Entre em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudar você a escolher os melhores para os seus filhos!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário