Qual a criança que não gosta de um brinquedo? Além da diversão garantida, eles são fundamentais para o desenvolvimento e o crescimento da garotada, contribuindo significativamente para o aprendizado e a formação da personalidade. Todavia, é preciso observar a faixa etária para não errar na escolha, por exemplo, dos brinquedos para crianças de 12 anos.
Preparamos este artigo para facilitar a sua decisão. Ele lista quais são os brinquedos mais adequados para os meninos e meninas nessa idade, mostrando o quanto o mundo fora da tecnologia também pode ser bastante divertido. Boa leitura!
Respeite a liberdade de escolha das crianças
Você pode se perguntar: se em um tempo no qual os meninos e as meninas são cada vez mais avançados, a turminha dos 12 anos ainda tem vontade de brincar e de ganhar brinquedos? Sim, a resposta é sim!
Brinquedo é sempre uma alegria, independentemente da idade. Pode aumentar a complexidade ou o grau de dificuldade, mas raramente deixamos de ser atraídos por eles.
A meninada na faixa dos 12 anos também experimentam e aprendem com as situações oferecidas pelos mimos. As crianças aprimoram a capacidade de organização das emoções, agilizam o processamento das informações, socializam e assumem autonomias.
Assim, o recomendável é que você respeite essa autossuficiência e deixe que as crianças escolham o que querem.
Conheça 3 brinquedos para crianças de 12 anos
Tudo bem que a autonomia dos pequenos tenha que ser preservada e incentivada. Todavia, nada impede você de fazer suas sugestões e ampliar as opções para eles. Portanto, aproveite e confira as nossas indicações de brinquedos que contribuem para que eles desenvolvam a cognição, as emoções, o corpo e a criatividade.
1. Jogos de tabuleiro
Caso você não dê muito crédito aos jogos de tabuleiro, é hora de mudar seu conceito, pois eles são indispensáveis para que a criança possa crescer, ampliar sua inteligência, sua intuição e criatividade.
Os jogos de tabuleiro, além de muito divertidos e lúdicos, ajudam o exercício mental, possibilitando o estímulo de competências imprescindíveis para o fortalecimento do raciocínio lógico e da concentração. Além disso, incentivam a elaboração de estratégias para o progresso cognitivo e emocional.
Assim, os brincantes descobrem como é saudável competir e aprendem a cumprir regras, entendendo o que é um direito e um dever, e a respeitar o outro.
2. Patins
Outro brinquedo ótimo! Observe as recomendações de segurança, use patins certificados pelo INMETRO e deixe a meninada se divertir.
Patinar é uma prática aeróbica que realiza a queima de uma grande quantidade de calorias. Os lindinhos e lindinhas se livram da vida sedentária, curtem o prazer da patinação além de manter o corpo saudável.
Os patins também são excelentes parceiros na hora de fortalecer ou conquistar amizades, pois estimulam a socialização e a extroversão.
Além disso, eles favorecem o aperfeiçoamento da flexibilidade e da coordenação motora, uma vez que exigem um posicionamento correto, uma movimentação sincronizada das pernas e a agilidade para desviar de possíveis obstáculos.
3. Bicicletas
Pedalar e curtir a natureza! Crianças adoram uma “magrela”, mesmo às vezes manifestando uma dificuldade inicial. Basta um incentivo, a superação dos inconvenientes e pronto…. Ela sai pedalando pelo mundo que é todo dela.
Andar de bicicleta é uma atividade física que traz muitos benefícios tanto para o desenvolvimento corporal quanto intelectual, além de contribuir para a interação e socialização.
Aliás, planeje pedalar junto com os filhos. É tudo de bom!
Oferecer brinquedos para crianças de 12 anos (ou de qualquer idade) significa aprimorar a convivência, a proximidade e o envolvimento com os filhos. Isso estreita os laços de afetividade e você acompanha o crescimento e o desenvolvimento deles. Uma conexão de puro amor no qual as tecnologias ficam do lado de fora.
Agora é o momento de presentear a meninada com os brinquedos “da hora”. Entre em contato com a JC Brinquedos e conheça as nossas opções para facilitar a sua escolha.