A criação dos filhos é uma dádiva para os pais e para a família, apesar de todos os desafios existentes. Essa tarefa se torna uma oportunidade ainda maior quando o número de pequenos aumenta ou até mesmo duplica. Por isso, escolher os brinquedos para gêmeos é uma tarefa que deve ser feita com atenção, justamente para que esse momento de educação seja ainda melhor.
São muitas as opções que o mercado oferece! Nesse sentido, os responsáveis devem se atentar à necessidade de diversão, mas também de educação e interação para os pequenos. Considerando que cada cada filho apresenta uma personalidade, seus objetos precisam ser respeitados da mesma maneira.
Se você está nessa empreitada de gêmeos — e até mesmo trigêmeos ou mais — e quer saber quais são os melhores brinquedos, confira algumas dicas!
Como escolher as melhores opções de brinquedos para gêmeos
Entenda que são pessoas diferentes
É comum que famílias com gêmeos comprem as mesmas roupas, os mesmos objetos e até mesmo brinquedos. O que é claramente compreensível, afinal eles dividem a mesma história desde a concepção, até a hora do parto.
Entretanto, é preciso entender que estamos tratando de pessoas diferentes e que precisam se diferenciar e construir sua própria personalidade e vida. No caso dos bivitelinos, ou seja, aqueles que não são idênticos, a diferenciação ainda é mais presente e necessária.
Avalie a idade das crianças
A primeira coisa que devemos entender é que existem diferentes brinquedos para cada etapa da vida. Não somente por questões de segurança, mas também por serem desenvolvidos em acordo com cada faixa etária, que possui momentos de aprendizado característicos.
Por exemplo: até 6 (seis) meses de idade, são recomendados brinquedos que possam estimular a atenção visual, além de mordedores, que são especiais para o surgimento dos dentinhos.
De 6 (seis) a 12 (doze) meses entram as opções de brinquedos com formas mais específicas e que estimulem o aprendizado sobre elas. Cores e sons também ganham mais dinamismo e assim, escolhemos opções que lhe apresentam e diferenciam cada uma delas.
Até os 2 (dois) anos de idade, os brinquedos, a complexidade pode ser aumentada pensando no intelecto da criança, no amadurecimento da fala e da socialização com outras crianças. Lembrando que, para gêmeos, é fundamental que cada um entenda sua individualidade.
Invista em opções que deem autonomia
Como comentamos, pais de gêmeos acreditam que muitas coisas podem ser compartilhadas. Entretanto, os próprios podem acreditar também que exista uma co-dependência entre os pequenos.
Os brinquedos para gêmeos ajudam nesse sentindo, principalmente porque mostram que cada criança tem sua própria vontade. Eles ainda podem dividir o mesmo brinquedo, usando em momentos diferentes. Desa forma, estimulamos não somente a visão única na sociedade, mas os ensinamos a compartilhar e a lidar com as desavenças.
Investir em diferentes brinquedos para gêmeos é uma ótima forma de reforçar os aspectos da criação (como desenvolver sentidos e o intelecto). Lembre-se sempre que o momento de diversão faz parte do crescimento!
Quer conhecer melhor sobre esses e outros brinquedos? Visita a loja oficial da JC Brinquedos e confira antes de adquirir os presentes de seus filhos!