O ciclismo é uma das atividades preferidas de muita gente. Além de ser muito agradável, já que dá para passear por diversos lugares, ele conta como um exercício físico e é uma ótima oportunidade para passar mais tempo com os filhos.
Apesar dos benefícios, o esporte pode oferecer riscos de queda e de outros acidentes. Por isso, para não estragar a diversão e prejudicar a saúde, é preciso investir em um bom equipamento de segurança
Você sabe o que considerar na hora de comprar o capacete? Neste post, contamos para você. Confira!
Escolha o modelo certo
Existem tantos modelos de capacetes de proteção para bicicleta, que ficamos até perdidos na hora de escolher, não é mesmo? Antes de optar por qual é o mais bonito, que mais o agrada ou que combina com a bike, considere a modalidade a ser praticada ou o ambiente em que vai usar o equipamento.
Um capacete com viseira, por exemplo, pode ser muito útil para passeios em estradas de terra, para evitar que poeira e insetos entrem nos olhos. Assim como o capacete que têm luz de led embutida, ele é o ideal para quem vai andar de bicicleta à noite na cidade, pois faz com que motoristas e pedestres vejam o ciclista mais facilmente.
Acerte no tamanho
Para o capacete ser seguro e confortável é importante que o tamanho seja o adequado e encaixe perfeitamente em sua cabeça. Em cada equipamento existe uma etiqueta com o tamanho. Para saber qual é o ideal, basta medir a circunferência da cabeça.
Além disso, a maioria dos capacete vem com um forro de espuma e um ajuste para a circunferência. Dessa maneira, dá para ajustar às necessidades da criança.
Considere a ventilação e o peso
A ventilação e o peso são fatores que ajudam no conforto. Quanto mais furos de ventilação tiver no capacete, menos calor ou coceira você terá ao usar o equipamento.
É comum que os passeios de bicicleta sejam longos para aproveitar bastante o passeio. Por isso, é importante prestar atenção ao peso do capacete. De maneira geral, é interessante que o equipamento não pese mais que 300 gramas. Assim, a criança não sofre com o peso, que pode causar tensão no pescoço.
Se certifique quanto à proteção
Uma coisa é certa: quanto maior a área de cobertura do capacete, mais proteção. Quando se trata de crianças, principalmente, essa dica deve ser levada ainda mais à sério. Portanto, na hora da compra, certifique que o equipamento envolve a parte traseira, a lateral e a frente da cabeça.
Preste atenção à qualidade
Após decidir qual o modelo e o tamanho ideal para o seu capacete, é imprescindível verificar a qualidade do produto. De nada adianta ter o acessório se ele não funcionar adequadamente, não é verdade? Sendo assim, veja se o equipamento apresenta as certificações de qualidade, como o selo do INMETRO ( Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).
O capacete de proteção para bicicleta é fundamental para garantir a segurança durante os passeios de bike. Juntamente a outros acessórios, como cotoveleira e joelheira, ele protege o corpo de pancadas e acidentes que podem por a vida em risco. Por isso é tão importante saber como escolher esse equipamento.
Quer saber das nossas novidades em primeira mão? Então aproveite que está por aqui, assine a nossa newsletter e receba tudo diretamente na sua caixa de e-mail!