O Natal é visto como a época mais mágica do ano. Cada religião tem suas crenças em torno dele, e mesmo aqueles que não são religiosos se encantam pela beleza das luzes e compaixão presentes no ar.
Talvez os maiores responsáveis por essa magia continuar existindo são as crianças. Há séculos que enviar uma carta para o Papai Noel é uma tradição que representa a inocência da infância. E a infância, como todos os pais sabem, passa em um piscar de olhos.
Que tal manter essa tradição viva incentivando seu filho a escrever uma carta para o Papai Noel? Saiba como!
Por que escrever uma carta para o Papai Noel?
O ato de escrever é uma atividade cognitiva que estimula atenção e foco. Ao aprender a escrever, a criança precisa colocar em prática redigindo diferentes textos, que podem ser diferentes daqueles passados em aula.
O uso da linguagem escrita e sua prática são de extrema importância para a criança, pelo seu benefício mental, social e fisiológico (uso de estímulos musculares).
Além disso, a criança faz um exercício criativo ao imaginar os diferentes presentes que pode receber. Não precisa ser apenas uma cartinha. Já que a criança pode mudar tanto de ideia de forma repentina, é saudável que ela pratique em diferentes cartinhas seus pedidos e depois possa escolher qual enviar.
Como estimular a criança a escrever uma carta de Natal?
Ao menos um mês antes do Natal, comece a conversar com seu filho, traga temas como o pensamento dele sobre ter tido um bom comportamento para ser presenteado e se há algum presente que queira pedir ao Papai Noel. Vocês podem ver algum filme de Natal juntos, para que ele entre no espírito natalino ou mesmo conversarem durante brincadeiras.
Leve a criança a passeios e, na volta, peça para ela escrever o que viu, como foi o passeio, o que gostou. O passeio pode ser em zoológico, lojas de brinquedos, casa dos avós ou parques. Esteja junto auxiliando na escrita e na disposição do pensamento em palavras.
Incentivá-lo a escrever relatos sobre suas frustrações também é uma forma de trabalhar tanto a escrita quanto a inteligência emocional da criança.
Como mostrar a importância de presentear?
O presente não precisa ser apenas brinquedos. Na carta para o Papai Noel, aproveite também para fazer seu filho refletir sobre os brinquedos que ele tem, e o que ele ganhou ano passado. Mostre a importância de ser grato pelos presentes já recebidos e a reflexão que há crianças que não têm as mesmas coisas.
Explique que, ao presentear uma pessoa, não é preciso um objeto muito caro. O melhor presente é aquele que tem mais significado e é entregue com amor, compaixão e empatia.
Escrever uma carta para o Papai Noel é uma forma de manter a infância e suas tradições vivas e também uma brincadeira lúdica que reúne a família no espírito natalino. Todo esse ritual para o Natal e as festas de fim de ano pode mostrar a importância da união familiar para as crianças.
E no fim de ano também acontecem as férias de verão das crianças. Incentivar brincadeiras saudáveis e externas é saudável para a saúde física e psicológica dos pequenos. E, claro, uma boa dica para tirar as crianças da frente de aparelhos tecnológicos!
Conhece mais pessoas que podem incentivar os filhos a escrever carta ao Papai Noel? Compartilhe este texto nas suas redes sociais e mostre a importância de manter a magia viva!