Colecionar brinquedos é um ato que pode começar na infância, passar pela adolescência e chegar à vida adulta. A interpretação lúdica das crianças permite que praticamente tudo possa ser colecionado, desde coisas simples, como bolas de gude e tampas, até artigos mais sofisticados, como bichos de pelúcia e quadrinhos.
As coleções mais famosas mudaram bastante com o passar dos anos e com os avanços da tecnologia. Na década de 80, por exemplo, colecionavam-se muito discos de vinil e álbuns de figurinhas. Já na década de 90, a moda era juntar bonecos dos Power Ranger e mangás.
Hoje, essa prática infelizmente vem se perdendo, já que os meios eletrônicos tomam bastante tempo das crianças. Mesmo assim, esse não deixa de ser um hábito valioso e possível de ser construído!
A seguir, veja como colecionar brinquedos pode influenciar de maneira positiva na vida de uma criança.
Aumenta o senso de responsabilidade
Crianças colecionadoras cultivam habilidades necessárias para incorporar a responsabilidade em suas personalidades e se tornar adultos equilibrados e confiáveis. Isso acontece porque a atividade de colecionar requer constante monitoramento dos itens colecionados e uma busca por possibilidades de aumentar o acervo.
Adultos responsáveis fazem a diferença nos seus ambientes profissionais, e são assim porque foram estimulados quando mais novos.
Algumas tarefas simples de casa também ajudam a criança nesse sentido, como a responsabilidade de arrumar a própria cama, colocar água nas plantas ou repor a comida do cachorro. Entre as principais ações, colecionar brinquedos ainda é a melhor, pois se trata de uma missão a longo prazo e cheia de desafios.
Favorece habilidades escolares
Se a ideia é manter os objetos guardados e conservados, uma coleção exige, acima de tudo, organização para categorizar, contar e separar. Tratam-se de habilidades que são levadas para a vida toda e refletidas na vida escolar dos pequenos.
Com o apoio dos pais em mostrar a importância de manter boas notas e um bom comportamento na escola, as crianças colecionadoras tendem a dar o devido valor às atividades curriculares e tarefas de casa. Afinal, isso já é estimulado e praticado desde cedo na sua vida fora da escola.
Melhora a sociabilidade
A sociabilidade é a habilidade de se manter sociável. Ela começa a ser desenvolvida no núcleo familiar e é aperfeiçoada no ambiente escolar. Nesse desenvolvimento, a coleção de brinquedos pode ser uma ótima forma de enturmar a criança, seja ela tímida ou não.
Estimular a comunicação desde cedo é uma habilidade importante, que pode servir de destaque na vida adulta. O certo domínio do assunto da coleção ajuda a atrair outras crianças com o mesmo interesse, as quais passam a fazer parte de um ciclo de amizade que pode ir além das barreiras da escola, por exemplo.
Além disso, muitas coleções exigem troca de cartas e figurinhas, por exemplo, o que dá à criança a oportunidade de desenvolver a sua capacidade de lidar com o “não” e fazer negociações.
Estimula o desenvolvimento intelectual
Colecionar brinquedos pode ajudar a criança a se apaixonar por determinada área do conhecimento. Dessa forma, não é exagero afirmar que, com o passar dos anos, um grande profissional no seu ramo pode ser descoberto.
Muitas crianças adoram miniaturas das mais diversas espécies de dinossauros, por exemplo. Isso é um grande incentivo para a criança estudar história: do que eles se alimentavam? Como eram os seus habitats? Como os animais foram extintos? O que são fósseis? Essas são apenas algumas perguntas que podem surgir.
Há também as crianças que adoram pistas de carrinhos. Uma coleção como essa pode incentivá-las a construir as suas próprias pistas, inicialmente com materiais simples, como papelão e garrafas pet. Noções de física e matemática aprendidas na escola podem ser bastante úteis em projetos com esses.
Promove a criatividade
Uma das principais habilidades estimuladas com o ato de colecionar brinquedos é a sensibilidade das crianças — o aspecto lúdico que nenhum adulto deveria perder. Os brinquedos colecionados de alguma forma podem ajudar a moldar a personalidade das crianças e fazer com que elas tenham novas ideias.
Em outras palavras, a coleção ajuda a estimular a capacidade de se dedicar a algo de coração desde cedo e criar possibilidades além do real. Mesmo que o hábito de colecionar determinado brinquedo se perca, o que restará são boas lembranças da infância e a inteligência afetiva para a vida.
Aprimora noções financeiras
Aos 5 ou 6 anos, a criança começa a se interessar por colecionar itens que encontra no seu dia a dia. É nessa mesma faixa etária que noções básicas de matemática são aperfeiçoadas, e a criança já consegue fazer operações simples de conta (soma e subtração).
Com o passar do tempo, aos 9 ou 10 anos, o hábito de colecionar brinquedos pode aprimorar e instigar algumas habilidades financeiras. A criança começa a perceber a necessidade de economizar a sua mesada e comprar certos itens para a coleção. Nesse ponto, o que parecia uma simples atividade de acumular coisas ganha dimensões maiores e se mostra importante para o desenvolvimento da criança.
Vale lembrar que o papel dos pais é fundamental no desenvolvimento desse hábito. Além de ajudar a criança na busca por algo que a encante, os pais devem incentivar a continuidade da coleção e participar ativamente desse projeto.
A criança vai adorar contar as histórias por trás dos itens colecionados, demonstrar as maneiras que utiliza para conservá-los, expor seus objetivos para aumentar o acervo, precisar de ajuda com transporte na procura por novos objetos e explicar muitas outras especificidades de cada coleção.
Mostrar interesse no assunto e envolver outros membros da família são ótimas formas de melhorar o entrosamento com a criança, além de melhorar a sua autoestima e confiança.
Aqui, você viu os benefícios que o ato de colecionar brinquedos pode gerar para a vida de uma criança. Identifique um gosto peculiar do seu filho e seja o ombro amigo na tarefa de criar uma coleção de brinquedos!
O que achou dessa história de colecionar brinquedos? Deixe um comentário no post e compartilhe a sua experiência no assunto!