O avanço do uso das tecnologias e o domínio delas na atenção das crianças parece não ter fim. Parece até que os filhos já nascem com o instinto de usar os equipamentos eletrônicos, não é mesmo?
Os exageros podem trazer perigos que muitas vezes ficam escondidos: problemas de visão, dificuldades na escola e falta de concentração são apenas alguns dos pontos prejudiciais por causa desse excesso. Por isso, uma pergunta talvez predomine em sua cabeça: como afastar crianças do computador?
No post de hoje, confira algumas dicas importantíssimas para afastar os seus filhos dos perigos causados pelas várias horas jogando online.
Imponha um limite de tempo no uso dos equipamentos eletrônicos
Para começar a afastar crianças do computador, imponha um limite com os equipamentos eletrônicos. Defina horários específicos para as tecnologias e também para as demais atividades diárias.
Isso fará com que elas entendam que essa regra deve ser obedecida, assim como as outras. No começo, você vai sentir certa resistência delas, mas é importante manter-se firme.
Promova atividades em família
Um dos principais motivos para o uso excessivo das ferramentas tecnológicas é justamente a falta de contato e diversão dentro das próprias famílias. Por isso, reserve um tempo para reunir todos e fazerem juntos atividades que fujam da rotina.
Promova brincadeiras simples e divertidas que possam despertar a criatividade e a iniciativa das crianças. Atividades ao ar livre, como um passeio no parque, são ótimas para despertar o interesse pela natureza e por outros brinquedos, que estão sendo esquecidos aos poucos.
Matricule-os em atividades esportivas
Além de ajudar no desenvolvimento físico, a participação das crianças na natação, futebol ou qualquer outro esporte desperta um interesse para o futuro. Isso pode criar uma paixão pela atividade esportiva, que será levada para o resto da vida.
A interação com outras crianças também é importante para que elas desenvolvam seus relacionamentos e conheçam novos amigos.
Ofereça alternativas
Uma boa dica é que você dê de presente jogos pedagógicos e educativos que tenham relação com os assuntos que elas estão aprendendo na escola. Esses jogos relacionados ao dia a dia das crianças ajudam a prender a atenção delas para algo mais lúdico, além de diverti-las no lugar dos eletrônicos.
Ofereça brinquedos que podem ser diferentes e manuseados com a intenção de desenvolver a criatividade, como os brinquedos de Lego.
Ensine os malefícios do uso excessivo das tecnologias
Talvez essa seja a dica mais importante para afastar crianças do computador. Procure ensinar e mostrar a elas os perigos do uso em excesso de computadores, smartphones e videogames.
Nada melhor do que mostrar para as crianças os motivos que levam os pais a terem cuidados maiores com elas. Às vezes é mais fácil falar sobre os problemas causados pela tecnologia do que simplesmente impor uma decisão que para eles não faz muito sentido.
Você achou úteis nossas dicas para afastar crianças do computador? Então, saiba como ter mais momentos de lazer em família e aproveite melhor o seu tempo se divertindo com seus filhos. Até a próxima!