Como aumentar a imunidade da criança? Confira 4 dicas

3 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Os bebês nascem com um sistema imunológico muito frágil, que vai se desenvolvendo aos poucos. Mas, quando os pais procuram saber como aumentar a imunidade da criança desde muito cedo, ela fica mais forte e consegue enfrentar as estações mais frias sem tantos problemas.

Quem tem crianças pequenas em casa sabe que é comum nos primeiros anos de vida que elas tenham muitos resfriados, e isso se deve à própria fragilidade da sua imunidade. Mesmo as crianças maiores, por volta dos sete anos, podem sofrer com doenças frequentes, principalmente quando começam a frequentar a escola.

Existem medidas que ajudam a fortalecer o sistema imunológico dos seus filhos desde cedo. A seguir, reunimos algumas dicas simples, mas muito eficazes, para você começar a inserir na rotina!

1. Garantir uma dieta balanceada

A alimentação pode ser a vilã ou a aliada do sistema imunológico da criança. Isso significa que a saúde dela vai depender em grande parte da qualidade dos alimentos ingeridos nas refeições.

Até o sexto mês de vida, a recomendação de todos os órgãos de saúde é que o bebê seja alimentado exclusivamente do leite materno. Até a criança completar dois anos de idade, o leite materno ainda deve servir de complemento à alimentação.

Crianças que são amamentadas até a idade adequada, contam com sistema imunológico forte e correm menos riscos de desenvolver doenças.

Para as crianças que passaram da fase de amamentação, é importante que a dieta seja composta por alimentos probióticos, como iogurtes naturais e kefir de leite, além de frutas, grãos e legumes.

2. Manter a vacinação em dia

A carteira de imunização do bebê já começa a ser preenchida logo durante a gravidez. Por isso, é importante que a mamãe mantenha esse cuidado em dia. Para os recém-nascidos e as crianças maiores, ainda há outras vacinas para serem tomadas.

Cada dose contém o vírus ou a bactéria de forma atenuada para que o corpo produza anticorpos contra o agente agressor. Dessa forma, sempre que o organismo entrar em contato com ele no futuro, já estará protegido.

3. Deixa a criança brincar ao ar livre

Principalmente quando a criança tem por volta de três ou quatro anos, é importante deixá-la exposta às “sujeiras” que vêm das brincadeiras ao ar livre. Esse contato permite que o corpo delas tenha respostas imunológicas para certos microrganismos desde cedo e, assim, adquira mais resistência.

4. Incluir atividades físicas na rotina

Praticar atividades físicas com certa regularidade também é uma recomendação para que os seus filhos cresçam mais fortes e saudáveis. Manter esse hábito — de maneira lúdica e divertida — permite que as crianças regulem o sono com mais facilidade, além de ajudar na prevenção de doenças e melhorar as condições respiratórias.

Esperamos que essas dicas de como aumentar a imunidade da criança ajudem a tornar a vida dos seus filhos mais saudável. Se eles apresentarem crises alérgicas frequentes, febre, tosse e outros sintomas, não deixe de levá-los ao hospital para uma consulta com um pediatra. Assim, é possível saber se os sintomas estão ligados a alguma doença.

Gostou das dicas? Se você conhece colegas e familiares que precisam dessas informações, compartilhe o conteúdo nas suas redes sociais e veja o que eles têm a dizer sobre o assunto!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário