Como devem ser as Roupas de recém-nascido? Saiba mais

4 minutos para ler

É irresistível e tentadora a moda infantil. Os bordados, aplicações e detalhes são de encher os olhos, principalmente os das futuras mamães. Os enxovais são tão lindos que dá até para imaginar a criança usando, não é mesmo? Mas se engana quem pensa que comprar roupas de recém-nascido é tarefa simples!

Nos primeiros dias de vida os bebês precisam de muitos cuidados específicos, e isso inclui a escolha dos tecidos que entram em contato com a pele. No post de hoje mostraremos como encontrar as melhores opções de roupas de recém-nascido.

Acompanhe o conteúdo até o final e aproveite as dicas!

Como devem ser as roupas de um recém-nascido?

Em primeiro lugar, é preciso escolher bem o tecido. Materiais sintéticos devem ficar longe do guarda-roupa do bebê porque costumam causar muitas alergias na pele do recém-nascido. O ideal é que as peças sejam de algodão bem macio e delicado.

A atenção deve ser redobrada na hora de escolher estampas e bordados. Verifique se os enfeites não machucam a criança e se estão bem afixados. Opte por modelos fáceis de vestir e de abotoar, evitando colocá-los e tirá-los pela cabeça do bebê.

Mas você deve estar se perguntando sobre a quantidade de roupa e sobre os tamanhos, não é mesmo? Continue acompanhando que falaremos sobre isso! 

Com que frequência se muda o tamanho da roupa do bebê?

É muito importante organizar bem as roupas de recém-nascido para que nada se perca. Em geral, as peças são confeccionadas nos seguintes tamanhos: RN, P, M e G.

O modelo RN (recém-nascido) é o tamanho menos usado e corresponde aos primeiros 30 dias da criança. Entretanto, alguns bebês nascem bem “grandinhos” (acima de 4 quilos) e vão direto para o P. 

Os demais tamanhos costumam vestir o bebê por 3 meses. Considere sempre essa informação na hora de montar o enxoval, afinal, as roupinhas devem acompanhar o crescimento e o desenvolvimento da criança.

Também evite comprar demais, pois não vale a apena investir em muitas roupas de recém-nascido. Além disso, a família e os amigos adoram presentear os rebentos com lindas peças para incrementar o guarda-roupa.

O que deve ser comprado caso o bebê nasça no inverno ou verão?

Ao nascer, o ideal é que o bebê fique sempre aquecido, independentemente da época do ano. Então, dê preferência para as roupinhas RN e P do tipo macacão ou body com manga longa e calça.

Depois do terceiro mês, em que a criança já está usando tamanho M, vale levar em conta a estação do ano para comprar as peças adequadas ao clima.

No verão, opte por conjuntinhos de bermuda ou vestidinhos. Os bodys de manga curta são ótimos para deixar o bebê fresquinho. No inverno prefira os conjuntinhos feitos com algodão mais grossinho, para aquecer.

Depois do sexto mês os bebês começam a comer papinhas e tomar sucos. Nessa fase, a dica é comprar peças avulsas de camisetas (escolha o tamanho da manga de acordo com a estação) e caprichar nos babadores para os momentos das refeições.

Quais são os outros cuidados em relação às roupas?

Como dissemos, os bebês têm a pele sensível e requerem cuidados. Por isso, é importante ter atenção ao modo de lavar as peças.

A delicadeza da pele do bebê restringe os tipos de sabão que podem ser usados. Para não ocasionar reações alérgicas, a dica é evitar produtos agressivos e perfumados. O sabão de côco e os neutros são boas opções. Após a lavagem, lembre-se de caprichar no enxágue.

E os acessórios do bebê?

Os cuidados com a escolha do tecido e do modelo das roupas de recém-nascido também valem para os acessórios do bebê. Assim, toalhas de banho, toalhinhas de boca, meias e luvas devem ser confeccionadas em tecidos de fibra natural. As mantas que envolvem a criança devem ser sempre macias ao toque. Nunca se esqueça disso!

Com essas dicas o enxoval do bebê ficará completo e prontinho para esperar sua chegada. Então, use-as como orientação para escolher os melhores artigos e roupas de recém-nascido.

Se você gostou do post, aproveite e compartilhe-o nas redes sociais para que outras mamães se mantenham informadas.

Posts relacionados

Deixe um comentário