Aprenda como ensinar vogais para os seus filhos

6 minutos para ler

Não sabe como ensinar vogais para o seu filho ou está com dificuldades? Não se preocupe! Pode ser mais fácil do que você imagina.

Existem diversos jogos, brincadeiras e músicas que auxiliam o trabalho de ensinar ao seu filho algumas tarefas escolares. Com eles, também é possível aprender a tabuada e demais matérias com diversão e facilidade, mesmo que você trabalhe fora e tenha o dia a dia muito corrido.

Pensando nisso, neste post vamos mostrar a importância de ensinar vogais ao seu filho e como fazer isso sem sofrimento de ambas as partes. Confira!

Importância de aprender as vogais

A alfabetização infantil é um processo longo e, muitas vezes, complicado, caso não seja feito da melhor maneira. A tarefa final é da escola, mas, com apoio dos pais, ela pode ser iniciada e aprimorada em casa. 

A melhor forma de começar é por meio das vogais, já que cada sílaba das palavras possui pelo menos uma delas em sua composição. Ou seja, elas estão muito presentes em tudo o que a criança precisa aprender para se alfabetizar. 

Para que o aprendizado seja constante, ele deve ser divertido, seguir um passo a passo e jamais ser forçado. Uma boa forma de fazer isso é ensinar com brincadeiras e de forma lúdica.

Toda a alfabetização deve partir desse princípio, para que as crianças possam se divertir ao fazer as ligações entre as vogais e as outras letras do alfabeto, formando sílabas e palavras. 

Formas de ensinar as vogais para os seus filhos

Mesmo que você não seja um especialista ou tenha formação em pedagogia, existem muitas formas de ensinar os seus filhos e auxiliar na alfabetização. A seguir, conheça algumas delas.

Método fônico

Nesse método de alfabetização, primeiro são ensinados os sons de cada letra individualmente e, depois, são construídas as misturas dos sons, de modo que as crianças formem palavras.

Para isso, é preciso que seu filho perceba que as palavras são formadas por fonemas, que são os sons, aprenda a decodificar — ou seja, entenda que os fonemas e os grafemas formam as palavras — e descubra as regras da escrita.

Dessa forma, apresente ao seu filho as vogais orais (a, ê, é, i, ô, ó, u) e as nasais (am, em, im, om, um). Com isso, o seu pequeno será capaz de construir sozinho a pronúncia de cada uma. Esse método pode ser aplicado em curtos espaços de tempo, até que a criança se familiarize.

Músicas

Por meio da música, a memorização e aprendizagem podem se tornar mais fáceis e, consequentemente, facilitar a sua tarefa de ensinar vogais. Sendo assim, procure em livros, na internet ou em desenhos da televisão por algumas músicas educativas. Geralmente, elas aparecem em formas de poemas e rimadas, e ensinam até mesmo como escrever cada letrinha.

Após isso, cante com a criança e faça com que ela copie a música em um caderno. Assim, ela explorará não só os sons das vogais, mas também a grafia de cada uma. Além de mais fácil, será mais divertido para você e para o seu filho.

Jogos e brincadeiras

Além das músicas e do método fônico, existem diversos jogos que você pode comprar a baixo custo ou reproduzir em sua casa para ajudar na aprendizagem das vogais, como trava letrassoletrando e diversos jogos da memória com o alfabeto.

Com eles, você manterá a atenção da criança na tarefa e fará com que ela tenha mais interesse e facilidade em associar as vogais com imagens e sons.

Vídeos

Hoje, as crianças já crescem conectadas e aprendem por conta própria a utilizar o tablet e o computador para jogar e acessar vídeos no YouTube, por exemplo. Talvez você tenha restrições com essas ferramentas, mas, se bem utilizadas, elas podem ser muito úteis para auxiliar no aprendizado dos pequenos.

Por isso, busque canais educativos no YouTube e faça com que o seu filho se divirta ao mesmo tempo em que aprende. Além dos desenhos tradicionais, que podem ser educativos, também já existem vários youtubers que fazem um trabalho voltado às crianças.

Mas lembre-se de que é muito importante supervisionar o seu filho e checar os conteúdos que ele está assistindo. Afinal, na internet, também é possível encontrar muitas coisas que não são apropriadas para crianças.

Trabalhos artísticos

Ao estimular o seu filho a fazer trabalhos artísticos, você tem inúmeros benefícios. Além de desenvolver a criatividade e habilidades como a coordenação motora, você também pode conduzir esses trabalhos para dar algumas lições a ele, como ensinar vogais.

Boas sugestões nesse sentido são livros de colorir com o alfabeto, massinha de modelar e atividades de recorte. Para tal, o EVA é um material bastante adequado, já que possui maior durabilidade e pode ser utilizado para a construção de murais que serão expostos no quarto das crianças, por exemplo.

Aproveite também esses momentos para ensinar a criança a fazer o movimento correto na hora de escrever, o que é um passo importante na alfabetização.

Idade para alfabetização

Normalmente, as vogais, assim como as palavras e o restante do alfabeto, começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade.

Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno. Incentive-o a ler e a detectar as vogais em coisas simples, como em brinquedos, uniforme da escolinha ou em desenhos que estão passando na TV.

É claro que cada criança possui uma forma e um ritmo de aprendizado. Entretanto, com a ajuda dos pais e seguindo métodos pedagógicos testados e comprovados, isso pode ocorrer de forma mais simples e rápida. Se você estimular o seu filho em casa, o desempenho escolar dele possivelmente será melhor, fazendo com que não tenha dificuldades de entender a matéria e acompanhar a classe.

Aprender a ensinar vogais ao seu filho pode se tornar mais fácil, seguindo as nossas dicas e fazendo adaptações para as capacidades e necessidades de cada criança. Contudo, tenha paciência, persistência e sempre acompanhe o seu desenvolvimento. Dessa forma, ele se sentirá mais amparado e desafiado para aprender cada dia mais.

Se você gostou de saber como ensinar vogais para o seu filho e quer aprender outras dicas interessantes de como estimular o desenvolvimento das crianças, acompanhe nossas redes sociais e tenha acesso aos nossos conteúdos em primeira mão. Estamos no Facebook e no Instagram!

 

Posts relacionados

Deixe um comentário