Envolver os filhos nas atividades da casa Envolver os filhos nas atividades da casa

Como envolver os filhos nas atividades da casa?

4 minutos para ler

Envolver os filhos nas atividades da casa não somente incute neles um maior senso de responsabilidade e cuidados com suas coisas, mas também pode ser uma atividade bem prazerosa.

Organizar a casa não é exclusividade dos adultos: as crianças também podem participar ao arrumar seus próprios brinquedos e até mesmo suas roupas. Estas atividades não precisam ser impostas de forma agressiva, mas incentivadas, fazendo seu filho seguir pelo exemplo.

Saiba como você pode fazer os pequenos serem mais responsáveis por fazerem sua parte na organização da casa:

1. Ensine seu filho desde cedo

Crianças podem aprender muito desde bem pequenas. Desta forma, ao envolvê-las nos cuidados com a casa, essa atividade pode se tornar algo divertido para elas. Elas também devem ser ensinadas sobre a importância de cuidar de seus brinquedos.

Dê a elas um serviço simples, como recolher seus próprios brinquedos e roupas ou guardar seu material escolar após o uso. Se der estas instruções desde cedo, essas tarefas logo serão algo natural para elas.

2. Deixe que eles escolham

Todos nós temos nossas habilidades únicas. Observe qual seu filho gosta mais de fazer ou tem mais facilidade para tal, seja lavar louça, passar o aspirador na casa, arrumar a cama ou lavar o banheiro. Ofereça várias opções e pergunte qual destas tarefas ele teria interesse em realizar. Ao ter escolhas, seus filhos ficarão mais motivados a ajudar.

3. Explique a eles o que você espera que seja feito

Os filhos também são parte da família, assim como todos os outros membros da casa, e desta forma, eles também devem participar em mantê-la limpa e organizada. Mas é importante não impor às crianças estas atividades, mas mostrar que, em uma casa, todos devem cuidar dela.

Reúna-se com seu filho ou filha para conversar rapidamente, de forma amigável, explicando as vantagens de ter um quarto sempre bem-arrumado e suas coisas sempre em ordem, esperando que eles sempre tenham responsabilidade nisso.

4. Evite ser crítico

Muitas vezes, a forma como as coisas são ditas valem mais do que aquilo que se fala. Por isso, é importante falar com amor, repetindo quantas vezes forem necessárias para que as crianças entendam o que você quer transmitir a elas.

Nunca espere por resultados perfeitos logo no início. Seja gentil e paciente ao apontar o que precisa ser aprimorado. Caso eles façam algo malfeito, refaça você mesmo após eles saírem.

5. Distribua as obrigações de forma igual para todos

Tenha cuidado em não exigir que somente as filhas precisem ajudar na casa, visto que essa prática pode fazer com que os meninos se tornem preguiçosos e dependentes.

6. Envolva também o cônjuge nas tarefas

As crianças vão mais pelo exemplo do que por instruções. Elas são cópias perfeitas de seus pais, na maior parte das vezes. Desta forma, não hesite em pedir ajuda a seu cônjuge nas tarefas da casa. Todos precisam fazer sua parte para que você não fique sobrecarregada sozinha, e, vendo os dois pais trabalhando, as crianças também se sentirão motivadas a ajudar na organização da casa.

Com estas instruções para envolver os filhos nas atividades da casa, é hora de começar a pôr em prática por ver que tipo de responsabilidade cada um deles poderá ter, de acordo com a sua faixa etária. Todos os pais devem saber as limitações de seus filhos, portanto verifique qual será a atividade adequada para eles e quais eles conseguirão fazer sem se estressar.

E você, envolve seus filhos na organização e limpeza da casa? Deixe o seu comentário!

Posts relacionados

2 thoughts on “Como envolver os filhos nas atividades da casa?

  1. Não é difícil fazer os filhos ajudarem , se eles já são crianças de bom comportamento , as crianças que têm problemas ou transtornos como o meu filho , é muito difícil , ele até entende . Mas , simplesmente , não faz . Já tentei de um tudo para motiva ló , mas infelizmente , nada resolve . Nem se ficar de castigo . Mas , concordo crianças , tem sim que ajudar .

    1. Olá Graziela, agradecemos o seu comentário e ficamos felizes em poder fazer parte dessa maravilhosa caminhada que é ser Mãe.
      Realmente, com as diversas fontes de informação que as crianças estão sendo submetidas hoje em dia é muito difícil fazê-las permanecer focadas e ajudar nas atividades de casa.
      Uma das melhores formas seria também transformar as tarefas em brincadeiras lúdicas, porém o dia a dia as vezes acaba sendo um pouco mais corrido que o planejado.
      No final das contas as crianças têm que saber que como elas convivem no mesmo espaço que todos da família, elas também têm a responsabilidade de ajudar na manutenção para que sempre as coisas estejam em ordem. =)

Deixe um comentário