Apesar do aleitamento materno direto do seio da mãe ser a melhor solução para a nutrição dos bebês, algumas mães encontram dificuldades em realizá-lo durante todo o período recomendado ou até mesmo precisam de outros meios para que o bebê se alimente com o seu leite.
Por isso, a mamadeira representa uma conquista para permitir que os pequenos continuem se alimentando com o poderoso leite materno, mesmo que não seja o ideal.
Pensando nisso, a JC Kids vai compartilhar algumas dicas de como escolher a melhor mamadeira para bebê. Acompanhe!
Quando dar mamadeira para o bebê?
A recomendação da OMS e do Ministério da Saúde é que o aleitamento materno seja exclusivo pelo menos durante os primeiros seis meses de vida. Inclusive, a recomendação se estende até 1 ou 2 anos de vida, intercalando com outros alimentos, mas mantendo o leite materno e sem o uso de bicos artificiais.
Porém, por diversos motivos, algumas mães não conseguem manter o aleitamento materno até a idade indicada e, assim, precisam recorrer a outras alternativas para continuar alimentando seu bebê com o próprio leite.
Nesse sentido, há várias opções para oferecer o leite materno indiretamente, como a colher dosadora, o copinho e a própria mamadeira.
Para fazer essa escolha é importante conversar com o médico ou médica pediatra que acompanha o bebê para tirar todas as dúvidas e entender qual opção vai atender às necessidades da mãe e seu filho.
Assim, quando a melhor opção for a mamadeira, chega o momento de escolher e ainda restam muitas dúvidas, pois são muitos detalhes para prestar atenção ao comprar. Mas existem algumas dicas que podem te ajudar. Confira!
Como escolher a melhor mamadeira para bebê?
A verdade é que não existe segredo para escolher a mamadeira para o seu bebê, o melhor é testar os diferentes modelos para ver com qual ele se adapta.
Porém, é importante saber quais são as diferenças de bicos e modelos que existem no mercado antes de sair a procura da mamadeira perfeita. Isso porque as opções variam de acordo com a idade do bebê e suas necessidades.
Por isso, separamos alguns pontos importantes para a hora de escolher a mamadeira.
Tipos de bico
Existem três tipos principais de bicos de mamadeira:
- Bico universal – é o formato de bico redondo, o mais tradicional do mercado;
- Bico achatado – também conhecido como bico ortodôntico, o formato desse bico é achatado do lado onde a criança morde para se adaptar à boca do bebê;
- Bico ortodôntico simétrico – esse tipo de bico é como o bico achatado, mas possui esse estreitamente dos dois lados.
O bico mais recomendado é o ortodôntico simétrico, pois ele não prejudica a arcada dentária dos bebês ainda em formação. Alguns bicos desse tipo ainda prometem ser muito flexíveis e com formatos semelhantes ao do seio da mãe.
Tamanhos de bico
Outro detalhe para ficar de olho na hora de escolher o bico da mamadeira é o seu tamanho, porque eles variam de acordo com a idade do bebê.
Cada fabricante possui uma recomendação diferente, que geralmente respeita um intervalo de seis meses. Assim, para saber qual o tamanho ideal, consulte o manual do fabricante.
Furo do bico
Para terminar os detalhes do bico da mamadeira, vamos falar sobre o seu furo. O furo do bico da mamadeira é extremamente importante porque ele vai ditar o ritmo de alimento que passa por ele e, assim, o ritmo de deglutição do seu bebê.
Se o furo for muito grande, o seu bebê pode acabar engasgando. Assim como se o furo for muito pequeno, isso pode prejudicar a alimentação dele.
Assim, é fundamental que o furo do bico da mamadeira não seja aumentado, visto que isso prejudica o aleitamento.
Materiais de mamadeira
Outro ponto importante a considerar na hora de escolher a mamadeira é o seu material. A importância dessa etapa diz respeito à facilidade de higienização do mesmo.
O material mais recomendado atualmente é o silicone que seja antitóxico e bem flexível. Ele permite uma boa esterilização e não libera substâncias que prejudiquem a saúde do bebê ao longo do tempo.
Tamanho de mamadeira
Por fim, o tamanho da mamadeira também é um ponto a ser levado em consideração na hora de escolher a mamadeira para o seu bebê.
Geralmente há três tamanhos de mamadeira disponíveis no mercado: a pequena (30ml), ideal para a fase de adaptação, tomar água ou suco, também conhecida como chuquinha.
O segundo tamanho é o médio (aproximadamente 150ml), ideal para bebês de zero a seis meses, que ainda não ingerem uma grande quantidade de leite.
O último deles é o tamanho grande (entre 240ml e 300ml), recomendado para os bebês a partir de um ano e que já ingerem outros alimentos além do leite materno.