Como estimular o aprendizado infantil fora da sala de aula?

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você sabe como estimular o aprendizado infantil para além da sala de aula? Apesar de ser o centro do conhecimento e ter o papel fundamental nesse sentido, a escola não é (e nem deve ser) a única responsável. Em casa, a criança continua recebendo todo tipo de estímulo, que pode ou não contribuir para seu desenvolvimento.

A união de esforços desses dois ambientes predominantes na vida dos pequenos é o que garante um crescimento mais saudável e próspero. Mesmo sem perceber, as crianças vivem constantemente aprendendo coisas novas, então nada melhor do que ajudá-las a expandir seu conhecimento.

Confira, a seguir, algumas ideias para ajudar você a manter seu filho sempre evoluindo as próprias habilidades. Você verá que as atividades podem ser tão divertidas quanto são educativas!

Como estimular o aprendizado infantil com atividades familiares

Lembre-se de que o conhecimento gerado na criança não se limita a estudos teóricos do currículo escolar. A infância é o período no qual todos nós desenvolvemos aptidões, valores sociais e emocionais e aprendemos a nos envolver melhor com a sociedade. Há muito o que viver dentro e fora dos livros — e sua presença fará toda a diferença na jornada do seu filho.

1. Revise e repita

Para começar, precisamos falar da boa e velha revisão. Mesmo sem que o professor peça para trazer lições de casa, tente construir um hábito de rever o que foi passado em aula. Em alguns casos, você poderá só conversar e ver que a criança absorveu o conteúdo. Em outros, talvez perceba uma dificuldade ou outra na qual você pode se oferecer para ajudar.

2. Passeie em pontos culturais

Museus, exposições e demais ambientes culturais são cheios de significado, inclusive para os pequenos. Muitos locais possuem áreas infantis e até atrações interativas para prender a atenção dos mais jovens, enquanto eles descobrem mais sobre fatos históricos ou aprendem a reconhecer expressões artísticas.

3. Explore a natureza

Outro tipo de passeio muito bom para estimular o aprendizado infantil é ir ao parque. Você sabia que, entre as múltiplas inteligências que um indivíduo pode ter, existe a naturalista? A relação com o meio ambiente, animais e plantas cria uma grande empatia e facilita o entendimento da criança sobre a importância de preservar o planeta. Frente às mudanças climáticas, esse posicionamento é cada vez mais valioso nas próximas gerações!

4. Brinque com os itens certos

Diversos brinquedos podem ser utilizados como entretenimento e aprendizado ao mesmo tempo. Desde os jogos mais conhecidos para estimular a mente, como quebra-cabeças, até outros mais dinâmicos, como a massa de modelar. Nesse último caso, a massinha consegue até ajudar no desenvolvimento da coordenação motora — para você ver como os benefícios são variados!

5. Organizem juntos

Por falar em coordenação motora, ensinar o baixinho a colaborar com a organização da casa também cumpre esse papel. Mais do que isso, ele aprende sobre responsabilidade, trabalho em equipe e cria um senso de comunidade que será fundamental nas próximas etapas da vida.

Quando o estímulo vai além do estudo

Agora, além de entender como estimular o aprendizado infantil fora da sala de aula, você vai ter mais um motivo para fazer isso. Junto de todas as vantagens listadas, você também ganhará um bônus que não tem preço: a criação de mais laços afetivos com seu filho. A aproximação em cada atividade é especial e estabelecerá uma conexão permanente nos dois!

E aí, gostou do post? Você acha que seus amigos e familiares poderiam curtir este conteúdo também? Então compartilhe nas redes sociais e espalhe boas ideias!

Powered by Rock Convert
Posts relacionados

Deixe um comentário