Apesar das inúmeras tentativas de harmonizar a convivência, o casal decide que a separação é a melhor alternativa. É um momento de trauma que precisa ser vivido com equilíbrio. E como explicar um divórcio para os filhos?
Muitas mães não sabem como fazer isso ou sentem-se inseguras na hora de contar. A leitura deste post pode ajudar você a enfrentar a situação, sem esconder das crianças o que está acontecendo.
Tranquilize seus filhos ao explicar um divórcio
Quem deve falar sobre o assunto é você. Saber do fato por meio de outra pessoa pode quebrar a confiança dos filhos em relação aos pais. Eles têm o direito de saber o que ocorre e, se o processo for conduzido em clima de paz, podem sofrer menos com o impacto da notícia.
Uma conversa afetuosa e verdadeira vai ajudá-los a compreender que não são os responsáveis pela separação. Ao mesmo tempo, saberão que a convivência com o pai e a mãe continua, sem perder de vista o amor e o carinho.
Procure o apoio de um profissional
Nem sempre é possível comunicar aos filhos o divórcio de maneira satisfatória considerando a idade deles, por exemplo. Da mesma forma, a parte que se sente traída costuma falar mal do outro, na expectativa de indispor as crianças ou os adolescentes contra ele.
A participação de um psicólogo para ajudar na condução do processo pode ser uma alternativa que favorecerá o desfecho da crise, sem danos graves ao emocional de todos.
A seguir, relacionamos algumas orientações para auxiliar o seu diálogo com os pequenos.
1. Fale apenas o que eles querem ouvir
De repente, por causa da situação, você pode querer transformar a conversa tranquila em um desabafo. Não faça isso. A conversação deve girar em torno dos sentimentos e das indagações dos pequenos.
Dê a eles a oportunidade de manifestar suas opiniões e incertezas.
2. Cuidado na hora de se referir ao outro
As coisas não deram certo para o casal. Contudo, isso não significa que um deva falar mal do outro para os filhos. O casal precisar dar o exemplo de respeito mútuo para que os filhos continuem respeitando-os.
3. Permita que os filhos convivam com o ex-cônjuge
Os filhos precisam da participação dos pais nas suas vidas e se inspiram neles. Portanto, não impeça que eles mantenham contato com aquele que não ficou com a guarda.
4. Preserve a autoridade
A autoridade do pai e da mãe precisa demonstrar coerência. Caso contrário, se um desautorizar o outro, os filhos perceberão a desarmonia e podem ter problemas em aprender sobre limites.
5. Evite discussões e chantagens
Apesar da ideia de paz, a separação cria alguns conflitos. Eles devem ser tratados à distância dos filhos e, preferencialmente, sem alterar o volume das vozes. Evite também, utilizar as crianças como objetos de troca, quando as coisas não acontecerem do jeito que você quer.
Encarar o momento de se contar para os filhos a respeito da separação do casal exige que se tenha o máximo de cuidado a fim de não ferir o psicológico deles e fazer com que lidem melhor com esse momento.
Explicar um divórcio é uma atitude que requer franqueza, equilíbrio emocional e muito amor aos filhos e ao espírito de família.
Diminuiu a ansiedade de como explicar o divórcio para os filhos? Quer saber mais sobre este e outros assuntos relevantes para sua vida de mulher e de mãe?
Então, que tal nos seguir no Facebook, Instagram, Twitter, Pinterest ?