Fazer xixi na cama durante a noite é um fato encarado como normal, principalmente se o seu filho não passou dos cinco anos de idade. Isso porque ele é um ser em amadurecimento e ainda não tem um controle completo da micção.
Na maioria dos casos, é um acontecimento que pode ser contornável e eliminado. Para tanto, é importante a sua compreensão e cumplicidade com seu pequeno ou pequena.
Pensando nisso, este texto foi elaborado para orientar você a como fazer criança parar de fazer xixi na cama, caso o seu filho ainda passe por esse incômodo, e garantir uma noite de sono tranquila. Continue a leitura!
Estabeleça alguns cuidados para a hora de dormir
Ensinar uma criança a não fazer xixi na cama é uma tarefa que exige muito cuidado e aprendizado. Ela precisa compreender que o problema é temporário e que a colaboração dela é fundamental para tudo dar certo. Confira os procedimentos que podem ajudar você e seu pequeno na tarefa:
1. Não dê líquidos para a criança antes de ela dormir
Ajuda muito evitar que o filhote beba água, suco ou leite, por exemplo, antes de deitar para descansar. Ele não vai para a cama de bexiga cheia, facilitando a retenção de urina até o amanhecer.
2. Leve seu filho ao banheiro antes de ele se deitar
Mesmo que seu pequeno não tenha ingerido líquido antes de dormir, leve ele ao banheiro para fazer xixi antes de ir para a cama. O esvaziamento da bexiga contribui muito para controlar a urina.
3. Crie um calendário semanal
A ideia do calendário é a de reforçar as atitudes do seu filho e incentivá-lo a seguir em frente para melhorar seus mecanismos de controle da urina. Organize uma tabelinha junto com a criança e marque todos os dias em que ela não urinou na cama com uma carinha sorridente.
4. Não coloque fralda durante a noite
Se o seu filho já desfraldou, tentar usar fraldas para conter o problema pode constrangê-lo e agravar a situação. É como se a criança voltasse um passo atrás em seu desenvolvimento. Portanto, nada de fraldas para segurar o xixi!
5. Evite culpar a criança se ela fizer xixi na cama
Acidentes acontecem. Portanto, não culpe seu filho se ele urinar na cama. Se com você, gente adulta, imprevistos e dias não muito felizes acontecem, com um ser tão pequeno não é diferente. Esse tipo de ocorrência faz parte do desenvolvimento infantil.
Procure orientação médica se o problema persistir
É recomendável recorrer a um profissional especialista para que ele possa identificar os motivos, caso seu filho tenha mais de cinco anos e continue com a enurese, nomenclatura médica para o problema. Não espere que a criança manifeste seu incômodo com a situação para agir.
A mesma recomendação vale para os casos de crianças que não urinavam na cama há algum tempo e voltaram a ter esse comportamento com frequência. Mudança de casa, ausência dos pais, desconfortos e a vinda de um irmão são alguns dos fatores que podem levar a essa situação. Todavia, a enurese noturna pode ser também um indicativo de diabetes, infecção urinária e incontinência urinária. Portanto, ao perceber que as coisas não estão bem, procure um profissional para tomar as medidas adequadas.
Depois de saber como fazer criança parar de fazer xixi na cama, lembre-se de que a motivação familiar é indispensável para o sucesso da missão. Empenho de ambas as partes, também. Dialogue com seu filho, respeite-o e celebre junto com ele as vitórias diárias.
E agora, para receber diretamente no seu e-mail outros artigos e informações sobre o mundo infantil, é só assinar a nossa newsletter!